Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem questiona Zambelli e é intimidado por bolsonaristas em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 11h21Atualizada em 04/05/2022 16h54

Um jovem identificado pelo nome de Victor Carazzatto fez questionamentos à deputada federal Carla Zambelli (PL) e sofreu agressões verbais e intimidações de bolsonaristas. A abordagem ocorreu minutos antes de a parlamentar subir ao caminhão onde faria discurso para os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante ato realizado no domingo na Avenida Paulista, em São Paulo.

Nas redes sociais, Carazzatto se diz integrante do MDD (Movimento Direita Digital) e já apareceu em vídeos fazendo críticas ao MBL (Movimento Brasil Livre). Possui um canal no YouTube com 4,1 mil inscritos.

"Deixa eu perguntar rapidinho: como é que é ficar lá recebendo dinheiro público e ficar contando um monte de mentira para os seus eleitores?", perguntou Carazzatto.

"Olha, mentira é você quem está falando, né? E, na verdade, hoje é domingo... O dinheiro que eu usei aqui não foi, de jeito nenhum, para financiar... o dinheiro que eu gastei aqui é do meu bolso", respondeu Zambelli.

Em outro trecho, Carazzatto questionou a parlamentar e uma das principais aliadas de Bolsonaro sobre o negacionismo, o uso de máscara de proteção facial e a vacina contra a covid-19.

"A vacina foi paga 100% pelo governo federal", disse ela, ao ser interrompida pelo jovem. "Não, ela foi paga pelo povo".

Jovem é xingado por apoiadores de Zambelli

Carazzatto também perguntou sobre o "aparelhamento da Polícia Federal" que teria sido feito por Bolsonaro e a suposta troca da diretoria da corporação para a proteção da família do presidente.

"O Bolsonaro trocou a superintendência da Polícia Federal para proteger os filhos dele", afirmou o rapaz.

"Policiais federais... ele está dizendo que vocês são vendidos", declarou Zambelli, direcionando a fala à câmera.

Bolsonaristas que estavam ao lado da deputada demonstraram irritação com a fala do jovem e o clima esquentou —a entrevista foi interrompida. Carazzatto sofreu agressões verbais de um apoiador e teve que dar uns passos para trás, para se defender.

"Para de falar bobagem, rapaz. Você só fala merd*. Por que você não procura melhores informações, rapaz? Hein, palhaço?!", disse um senhor que vestia a camisa da seleção brasileira. "Graças a nós, vamos salvar a sua geração, tá? Depois você vai agradecer a gente", afirmou outro apoiador.

Moro posta: "Rapaz corajoso"

Após a repercussão, o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro republicou o trecho do vídeo que cita a troca no comando da Polícia Federal e elogiou a "coragem" do jovem.

"Rapaz corajoso. Dizer a verdade é um ato de coragem hoje em dia", escreveu Moro, que foi padrinho de casamento de Carla Zambelli.