Jornal: Avião da FAB é usado para levar presente de apoiadora a Bolsonaro
Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi usado para que um quadro feito por uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) em homenagem ao mandatário chegasse até ele. A tela foi colocada ao fundo de um live do presidente em 17 de março. As informações são do jornal O Globo.
No quadro, o presidente aparece duas vezes — numa delas, está sorrindo e segurando uma caneta e na outra com o olhar contemplativo. A tela é de autoria de artista Lucimary Billhardt, que, além do presidente, retrata aliados dele e seus familiares. A artista também pinta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário político do mandatário, mas de uma forma negativa.
Em entrevista ao jornal, por e-mail, Lucimary contou que procurou a FAB depois de verificar que ficaria caro enviar o quadro do Rio de Janeiro, onde vive, para Brasília.
"O custo de enviar pelo Correio seria alto, pois precisava de embalagem especial bem cara. Então tive a ideia de perguntar à FAB se seria possível inclui-la num voo que fosse já esquematizado para Brasília. Contatei a base aérea do Galeão e perguntei, eles me informaram (que) se não fosse grande, incluiriam no voo. E assim foi feito uma semana depois! Aliás, foi dito que a Força Aérea nos serve, pois nossos impostos pagam! Tenho eterna gratidão à FAB, pois seria muito difícil de outra forma", afirmou.
A artista disse ainda que seu intuito não é ficar famosa, mas "apoiar Bolsonaro e divulgar minha segunda arte". Ela contou ter trabalhado como bailaria na Europa e nos Estados Unidos.
Conforme a reportagem, em resposta a um pedido feito via LAI (Lei de Acesso à Informação), a FAB afirmou que "foi consultada e autorizou o transporte, em 18 de fevereiro de 2022, no trecho Rio de Janeiro/Brasília, em aproveitamento de voo em aeronave que se encontrava pousada na Base Aérea do Galeão, portanto, sem custos adicionais, de um quadro doado para o Senhor Presidente da República".
A FAB não informou, no entanto, quem fez a consulta, o responsável por autorizar o transporte e quais regras para que qualquer pessoa possa solicitar o transporte de objetos em voo oficial. O UOL também procurou a FAB e aguarda retorno.
A reportagem destaca ainda que no dia 18 de fevereiro não há nenhum voo entre Rio e Brasília registrado — a Aeronáutica registra em seu site todos os voos de autoridades e comandantes das Forças Armadas. A FAB também não esclareceu ao jornal quem mais estava na viagem na qual o quadro foi transportado.
Segundo o jornal, Bolsonaro agradeceu Billhardt pelo presente em um comentário no Facebook: "Muito obrigado pela generosidade".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.