Topo

Esse conteúdo é antigo

Elon Musk recebe medalha de honra em encontro com presidente Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

20/05/2022 13h49Atualizada em 20/05/2022 15h44

O bilionário sul-africano Elon Musk recebeu hoje uma medalha de honra, concedida pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio, e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Musk se encontrou com o chefe do Executivo em um hotel fazenda em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Durante o evento, o empresário anunciou uma parceria entre o governo e a Starlink, empresa que faz parte da SpaceX (companhia espacial) e oferece banda larga via satélite. Essa estrutura, segundo Elon Musk, será usada para monitorar a floresta amazônica e oferecer internet para 19 mil escolas em áreas rurais.

Em discurso no evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, explicou o motivo da condecoração. "Elon está aqui para fazer algo de concreto para ajudar a Amazônia e, por isso, receberá uma medalha de honra".

Faria também usou seu discurso para elogiar o bilionário. "Você é um visionário, brilhante. Todos no Brasil amam você". Musk, que está em pé ao lado do ministro, responde que também ama o Brasil.

O nome da condecoração não foi informado por Faria. A medalha, contudo, se assemelha à Ordem do Mérito da Defesa. O UOL procurou o Ministério da Defesa para saber qual a honraria concedida e aguarda retorno.

Segundo decreto, a Ordem de Mérito serve para premiar "personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houverem distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes".

Fotos de Elon Musk com a medalha foram publicadas por Bolsonaro e pelo ministro Fábio Faria nas redes sociais.