Faria faz enquete para atacar Datafolha; maioria diz confiar no instituto
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez enquete no Twitter para questionar resultados da pesquisa Datafolha, que mostrou hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto contra 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Em qual desses 4 vocês acreditam?", publicou o ministro, apresentando as opções: Papai Noel, Duendes, Pinóquio e Datafolha.
O resultado: a maioria dos usuários do Twitter que responderam à enquete afirmaram confiar no instituto de pesquisa. Com mais de 186 mil votos, até as 8h de hoje, a opção Datafolha tinha 68,7% das respostas da enquete, seguida por Papai Noel (19,7%), Pinóquio (5,4%) e Duendes (6,1%).
O UOL entrou em contato com o ministro para questionar o objetivo e caráter da enquete. Esta reportagem será atualizada em caso de eventual manifestação.
Além dele, o também ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) ironizou o resultado: "Papai Noel", respondeu Nogueira em interação com Faria pelo Twitter.
Num eventual segundo turno, a pesquisa indica que Lula teria 58% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro.
Para a pesquisa divulgada hoje, o Datafolha ouviu 2.556 pessoas, o que resulta numa margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Faria já comemorou resultados
Em agosto de 2020, Fábio Faria comemorou um levantamento em que o Datafolha mostrava que Bolsonaro havia atingido sua melhor avaliação desde o início do mandato.
"Excelente! O presidente Jair Bolsonaro atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. É muito bom ver os brasileiros reconhecendo o grande trabalho que vem sendo feito pelo governo em todas as frentes", escreveu Faria, que havia sido nomeado ministro em junho de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.