Topo

Esse conteúdo é antigo

Faria faz enquete para atacar Datafolha; maioria diz confiar no instituto

Colaboração para o UOL, em Brasília

26/05/2022 20h07Atualizada em 27/05/2022 09h35

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez enquete no Twitter para questionar resultados da pesquisa Datafolha, que mostrou hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto contra 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Em qual desses 4 vocês acreditam?", publicou o ministro, apresentando as opções: Papai Noel, Duendes, Pinóquio e Datafolha.

O resultado: a maioria dos usuários do Twitter que responderam à enquete afirmaram confiar no instituto de pesquisa. Com mais de 186 mil votos, até as 8h de hoje, a opção Datafolha tinha 68,7% das respostas da enquete, seguida por Papai Noel (19,7%), Pinóquio (5,4%) e Duendes (6,1%).

O UOL entrou em contato com o ministro para questionar o objetivo e caráter da enquete. Esta reportagem será atualizada em caso de eventual manifestação.

Fábio Faria perde em enquete em que questiona resultados desfavoráveis a Bolsonaro no Datafolha - Twitter/ @fabiofaria - Twitter/ @fabiofaria
Fábio Faria perde em enquete em que questiona resultados desfavoráveis a Bolsonaro no Datafolha
Imagem: Twitter/ @fabiofaria

Além dele, o também ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) ironizou o resultado: "Papai Noel", respondeu Nogueira em interação com Faria pelo Twitter.

Num eventual segundo turno, a pesquisa indica que Lula teria 58% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro.

Para a pesquisa divulgada hoje, o Datafolha ouviu 2.556 pessoas, o que resulta numa margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Faria já comemorou resultados

Em agosto de 2020, Fábio Faria comemorou um levantamento em que o Datafolha mostrava que Bolsonaro havia atingido sua melhor avaliação desde o início do mandato.

"Excelente! O presidente Jair Bolsonaro atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. É muito bom ver os brasileiros reconhecendo o grande trabalho que vem sendo feito pelo governo em todas as frentes", escreveu Faria, que havia sido nomeado ministro em junho de 2020.

Fabio Faria exalta Bolsonaro a partir de pesquisa Datafolha - Redes sociais - Redes sociais
Fabio Faria exalta Bolsonaro a partir de pesquisa Datafolha
Imagem: Redes sociais