Topo

Um dia após visita de Lula, Bolsonaro faz motociata em Natal

Gabriela Vinhal e Camila Turtelli

do UOL, em Brasília e em Natal

17/06/2022 10h46

Um dia depois da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma "motociata" em Natal, nesta sexta-feira (17), e participou do lançamento do Programa Internet Brasil, para entrega de chips com internet banda larga a estudantes da rede pública.

Nas redes sociais, ele fez uma transmissão ao vivo enquanto cumprimentava apoiadores pelo caminho. Na garupa da motocicleta, acompanhava o presidente o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Norte.

Após a motociata, Bolsonaro participou do evento de lançamento do Programa Internet Brasil, ao lado do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP). Segundo o Palácio do Planalto, o governo entrega conexão (Wi-Fi livre) em praças públicas da capital por meio da Infovia Potiguar - infraestrutura de rede de fibra óptica que garante internet de qualidade, de alta velocidade e gratuita.

Em pré-campanha para reeleição, o presidente fortaleceu seus acenos à pauta de costumes, uma das principais bandeiras da sua campanha em 2018. "Temos um presidente que é contra o aborto, somos contra a ideologia de gênero, contra a legalização das drogas. Nós defendemos a família acima de tudo", disse durante o evento.

"O maior patrimônio de um casal é os seus filhos e devemos, mais que dar exemplo, trabalharmos para que nossa sociedade não seja contaminada por essas ideologias. Vocês sabem o que o outro lado [o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva] prega é exatamente ao contrário do que fazemos", completou.

Bolsonaro também voltou a citar o episódio em que sofreu uma facada na campanha de 2018 e exaltou o ex-ministro do Desenvolvimento, o pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho (PL). "Trabalhou incansavelmente para concluir a transposição do São Francisco".

Sobre a facada, Bolsonaro disse que Deus salvou sua vida. "Cada um de nós tem um propósito na Terra e quis o destino que desse essa missão a mim. Antes, Ele salvou a minha vida no atentado em 2018, em Juiz de Fora. Se Ele nos colocou de pé, nos deu forças, nos fez vencer as eleições onde não tínhamos o que tinham ao seu lado, é porque Ele tem um propósito para mim e para cada um de vocês".

Crítica a governadores

Ele também criticou as políticas de lockdown durante a pandemia e os governadores. "Em 2020, quando governadores fecharam tudo, estavam condenando o povo à fome", disse. "Fomos contra a máxima do 'Fica em casa, a economia a gente vê depois'", acrescentou.

O evento ocorreu em uma praça de Pitimbu, bairro na zona sul da cidade, com ares de mega evento, em uma estrutura coberta armada para o evento e com hino Nacional executada por um sanfoneiro.Antes da chegada de Bolsonaro, a apresentadora do evento pediu aos presentes para que não fossem erguidas faixas de caráter eleitoral, antes da chegada de Bolsonaro no local.

"Vamos deixar esse evento bonito", disse. Além de bandeiras do Brasil, de livros da Constituição, um grupo de participantes segurava ainda uma faixa que pedia uma medida provisória para acabar com o rol taxativo da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Durante a apresentação dos presentes, a deputada federal Carla Dickson (União Brasil) e seu marido, o deputado estadual Albert Dickson (Pros) foram vaiados. No Estado, Dickson é visto como parte da base da governadora Fátima Bezerra (PT).