Topo

Esse conteúdo é antigo

Ativista cubana compara Bolsonaro a Fidel: 'Desrespeitoso com as minorias'

Presidente Jair Bolsonaro foi comparado a Fidel Castro, líder da extrema esquerda da Revolução Cubana - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro foi comparado a Fidel Castro, líder da extrema esquerda da Revolução Cubana Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

18/06/2022 13h03

A ativista cubana Carolina Barrero comparou o presidente Jair Bolsonaro com o ditador cubano Fidel Castro, morto em 2016. Em entrevista ao jornal O Globo, ela afirmou que os dois agiram de maneira desrespeitosa com as minorias em suas gestões.

"Mataram um jornalista e um defensor dos direitos dos povos originários, e é completamente inaceitável as declarações do presidente, que não assume nenhuma responsabilidade, são declarações quase infantis. É claramente desrespeitoso com as minorias", disse a ativista.

Segundo Carolina, o viés "machista, racista, elitista, classista, fascista" aproxima a gestão de Bolsonaro do que foi visto em Cuba nos anos de Castro à frente do país. "Os extremos ideológicos, de direita ou de esquerda, quando chegam aos extremos se tocam", afirmou ela.

Curadora de arte e exilada em Madri, Carolina veio ao Brasil a convite da Fundação FHC, ligada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "A polarização extrema que o Brasil vive, assim como a Colômbia, é um problema que atenta contra a democracia", comentou ela.

Neste sábado, Bolsonaro participou de um evento religioso em Manaus no começo da tarde. O presidente deve passar o dia na capital amazonense e, no começo da noite, está prevista sua presença em um congresso que acontece na cidade.