Topo

Esse conteúdo é antigo

Após assassinato de Arruda, PT oferece curso de autoproteção para militante

Marcelo Arruda comemorava seu aniversário com o tema PT e Lula quando foi assassinado - Reprodução
Marcelo Arruda comemorava seu aniversário com o tema PT e Lula quando foi assassinado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/07/2022 13h35Atualizada em 13/07/2022 13h47

O PT (Partido dos Trabalhadores) vai oferecer a seus militantes uma oficina de autoproteção. A medida vem após o assassinato do tesoureiro do partido em Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Arruda, que foi morto por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A oficina "Cultura de Paz e Autoproteção Militante" vai acontecer amanhã de forma virtual. "Diante do acirramento da violência política no país, o objetivo da oficina é analisar o quadro atual e as ameaças contra a integridade da militância e dos atos de rua", explica o texto de divulgação publicado no site da legenda.

O encontro é organizado pela Escola Nacional de Formação do PT, a Secretaria Nacional de Formação Política do PT e a Secretaria Executiva dos Comitês Populares de Luta.

Na divulgação do curso, o PT menciona o crime contra Marcelo Arruda e afirma: "Todo esse cenário gera efeitos como medos, ansiedades, levando a um possível estado de paralisia."

"Compreender essa lógica de intimidação praticada pelo bolsonarismo é fundamental para que, além de estabelecer a nossa resposta prática e política pela Cultura da Paz e da Solidariedade, possamos também avançar na preparação e organização dos nossos Comitês Populares de Lutas", diz o texto.

Ontem, o PT realizou um ato com o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília e orientou seus militantes a não aceitarem provocação e a levarem uma camiseta neutra reserva para voltarem para casa em segurança. No evento, Lula disse: "Nós não precisamos brigar".

Marcelo comemorava seu aniversário com o tema PT quando o evento foi invadido por Jorge José da Rocha Guaranho, que teria gritado "aqui é Bolsonaro". Posteriormente, ele voltou e atirou contra o aniversariante. Marcelo Arruda atirou de volta e, segundo seu filho "evitou uma tragédia maior".