Topo

Mara Gabrilli deve ser confirmada como vice na chapa de Simone Tebet

Senadoras Mara Gabrilli - Reprodução/Facebook
Senadoras Mara Gabrilli Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em Brasilia

01/08/2022 14h23Atualizada em 01/08/2022 17h25

O MDB espera confirmar nesta semana a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como vice na chapa de Simone Tebet (MDB-MS) para a Presidência da República.

A candidatura de Tebet foi lançada oficialmente na quarta-feira (27) passada depois de o ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negar ação apresentada por uma ala do partido ligada ao senador Renan Calheiros (AL) contra a realização da convenção. O MDB e a federação PSDB e Cidadania aprovaram a candidatura por unanimidade.

Gabrilli havia apoiado o nome do ex-governador de São Paulo João Doria para à Presidência nas prévias do PSDB no fim do ano passado. Doria, no entanto, desistiu de concorrer à eleição deste ano.

Na última semana, a senadora tucana, que está na metade do seu mandato, foi sondada por pessoas do MDB e do PSDB para um possível convite de concorrer ao lado de Tebet e, segundo fontes, já teria sinalizado positivamente. Ainda de acordo com fontes, Tebet foi aconselhada a ter uma mulher como sua vice e torce para que seja de fato Gabrilli.

Na semana passada, o senador Tasso Jereissati (PSDB) desistiu de servir como vice na chapa com Tebet. O senador é um grande defensor do nome dela para a Presidência, mas estaria indisposto a concorrer no pleito, abrindo mão também de uma eventual reeleição no Senado.

Se for consolidada, a chapa Tebet-Gabrilli não será a única composta apenas por mulheres no pleito deste ano. Ontem, o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) oficializou em convenção nacional, na capital paulista, o nome da operária sapateira Vera Lúcia como candidata à Presidência da República e o da indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranhão, como candidata a vice-presidente.

No último Datafolha, divulgado no dia 28, Tebet aparece em quarto lugar com 2% das intenções de votos, atrás de Ciro Gomes (PDT) que teve 8%. Em primeiro lugar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 18 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista está com 47% das intenções de voto. O chefe do Executivo aparece com 29%.

Essa foi a primeira amostra realizada após as convenções nacionais das siglas, que podem ocorrer até o dia 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto. Ainda na pesquisa, André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) estão com 1%. Votos brancos e nulos totalizam 6%. Luciano Bivar (União Brasil), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.