Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputada Sâmia Bomfim faz B.O. após ameaças: 'Vamos te estuprar e te matar'

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) - Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) Imagem: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 16h54

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) registrou um boletim de ocorrência após receber ameaças de estupro e de morte através de email. A informação foi revelada hoje pela própria parlamentar, depois que outras duas políticas, a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e a vereadora trans Duda Salabert (PDT-MG), também foram xingadas e ameaçadas.

"[Na] Quinta-feira passada, recebi um email de uma pessoa ameaçando me estuprar e matar na frente do meu filho de 1 ano. Na mensagem, o autor também mencionava que eu não estaria na Câmara dos Deputados ano que vem e terminava fazendo uma alusão nazista", escreveu a deputada, nas redes sociais, acrescentando o print da mensagem.

"Conversei com minha equipe e decidi fazer um boletim de ocorrência no dia seguinte. Cheguei a pensar em não divulgar. Mas refleti que, mesmo não sendo a primeira ameaça, foi a mais grave e perversa. Muito semelhante às que foram dirigidas à Manuela Davila e Duda Salabert", completou.

A parlamentar agradeceu o apoio e tranquilizou os apoiadores dizendo estar bem e tranquila.

"Não darei jamais esse prazer nem a ele nem a todos aqueles que me atacam diariamente. Me apoio na imensa maioria de pessoas que tenho a responsabilidade de representar na política."

Na semana passada, Manuela D´Ávila já havia denunciado ataques e ameaças de morte que sofreu pela internet. A ex-parlamentar divulgou um print, no qual ela também é xingada, ameaçada de morte e estupro. Os ataques incluem ainda ameaças à filha, de 6 anos, à mãe.

Nas conversas privadas em que os ataques foram feitos, o ex-presidente Lula também foi citado e o agressor disse querer esquartejá-lo.

Já no início desta semana, a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT), que é transexual, publicou em seu perfil no Instagram um print de um e-mail recebido na última quinta-feira (28), mesma data que Sâmia recebera.

Logo no início, a mensagem traz uma ameaça clara à vida da vereadora. Na publicação, Duda suprimiu um trecho no qual, de acordo com ela, havia detalhes e ameaças também à sua família.

Nota de Sâmia na íntegra:

Quinta-feira passada recebi um email de uma pessoa ameaçando me estuprar e matar na frente do meu filho de 1 ano. Na mensagem, o autor também mencionava que eu não estaria na Câmara dos Deputados ano que vem e terminava fazendo uma alusão nazista.

Conversei com minha equipe e decidi fazer um boletim de ocorrência no dia seguinte. Cheguei a pensar em não divulgar. Mas refleti que, mesmo não sendo a primeira ameaça, foi a mais grave e perversa. Muito semelhante às que foram dirigidas à Manuela Davila e Duda Salabert.

Estou bem, tranquila e convicta de que o autor desse ataque deseja me ver paralisada e rendida. Não darei jamais esse prazer nem a ele nem a todos aqueles que me atacam diariamente. Me apoio na imensa maioria de pessoas que tenho a responsabilidade de representar na política.

A violência de gênero não pode ser naturalizada. Essa agressão fascista contra as mulheres na política precisa parar. É fundamental responsabilizar os autores de cada um desses ataques. Mas, ao mesmo tempo, é preciso derrotar quem os estimulam.

Desde já, agradeço por todo apoio. Seguirei firme, não abaixarei a cabeça e convido todas as mulheres a se levantarem contra o machismo estrutural que busca nos impedir de avançar. Estejam certos: não recuaremos um milímetro sequer.