Kennedy: Com Janones, Lula amplia força online e chances de vencer 1º turno
A saída do deputado federal André Janones (Avante-MG) da disputa pelo Planalto aumenta a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer em primeiro turno, avaliou o colunista do UOL Kennedy Alencar.
Em uma live no Facebook, Janones e Lula apareceram juntos hoje para oficializar a retirada da candidatura do mineiro à Presidência. Apuração do Kennedy já tinha mostrado que o deputado repassou suas propostas para serem incorporadas à campanha do petista. "É um apoio fundamental que aumenta a chance de vitória do Lula no primeiro turno", disse o jornalista, durante participação no UOL News.
Kennedy explicou que Janones vinha aparecendo nas pesquisas eleitorais com cerca de 2 pontos percentuais, enquanto Lula tem 47% da intenção dos votos, segundo o Datafolha.
"Pesquisas já mostraram que o maior contingente de eleitores do Janones pode migrar para o Lula, e isso antes dele declarar apoio ao petista", afirmou o colunista. "Não significa que 100% dos eleitores do Janones vão para o Lula, mas certamente, ao declarar apoio, aumenta-se o percentual de transferência de voto", acrescentou.
Somado a isso, Kennedy avaliou que a forte presença de Janones nas redes sociais será importante para o PT na reta final das eleições. "Sobretudo porque o presidente Jair Bolsonaro, desde 2018, também tem uma presença forte online. Então, é um reforço importante para a campanha do Lula na batalha digital."
Um terceiro ponto levantado pelo jornalista é que, fora da disputa à Presidência, Janones será candidato à reeleição como deputado federal em Minas Gerais.
"Isso deve ajudar a eleger mais gente para o Avante, que passa a ser o oitavo partido da aliança oficial do Lula — aumentando o discurso do petista de uma construção de uma frente ampla. Portanto, é um gol para a campanha do Lula nesse momento", concluiu Kennedy.
Assista ao UOL News na íntegra:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.