Líder nas pesquisas ao Senado por MG, Aécio Neves será candidato a deputado
O deputado federal Aécio Neves (PSDB) anunciou hoje que será candidato à Câmara novamente. O político mineiro aparecia liderando as pesquisas ao Senado pelo estado.
O objetivo, segundo explicou, é fortalecer a candidatura do ex-deputado Marcus Pestana (PSDB) ao governo de Minas. O candidato a vice ainda não foi definido, mas o vereador Bruno Miranda (PDT) vai compor a chapa como candidato ao Senado.
"A partir de uma ampla reflexão que nós fizemos, optei por fortalecer a candidatura do companheiro Marcus Pestana, fortalecendo a nossa aliança que já existe na federação com o Cidadania, agora também com o PDT. E, nesse momento, estou abrindo mão da disputa pelo Senado para que o PDT, através do vereador Bruno Miranda, possa ocupar essa vaga, e ao nosso lado construir uma candidatura clara, limpa, corajosa, ousada e preparada", afirmou, em vídeo publicado no YouTube.
Aécio agradeceu ao apoio dos eleitores para a candidatura de senador. O tucano lembrou que, quando ocupou o cargo, "construiu um projeto presidencial, uma candidatura à Presidência da República" - vaga pela qual tentou ser eleito em 2014, e perdeu no segundo turno para Dilma Rousseff (PT).
"Tenho que registrar que, lamentavelmente, o meu partido, o PSDB, nessas eleições, cometeu um grave equívoco ao não apresentar uma candidatura à Presidência da República que pudesse demonstrar que existe vida inteligente fora dos dois polos que hoje disputam de verdade a Presidência da República", disse.
Segundo o político mineiro, o quadro nacional impactou nos cenários dos estados, levando a "decisões arriscadas, mas decisões responsáveis". Apesar da desistência, Aécio garantiu que vai seguir o trabalho como deputado, que o mandato será "apenas uma etapa" e que "o projeto que eu acredito ainda vai muito longe".
A última pesquisa da Real Time Big Data, contratada pela TV Record e divulgada em 21 de julho, aponta Aécio Neves com 16% das intenções de voto para o Senado. No entanto, pela margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ele empataria tecnicamente com o senador Alexandre Silveira (PSD), com 11% e o deputado estadual Cleitinho (PSC), com 10%.
Na mesma pesquisa, no cenário estimulado para governador - quando os eleitores recebem uma lista com nome dos candidatos -, Marcus Pestana (PSDB) aparece com 2% dos votos. A corrida ao governo de Minas Gerais tem o atual mandatário, Romeu Zema (Novo) liderando com 44%. Em seguida, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 33%, e o senador Carlos Viana (PL) está em terceiro, com 8%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.