Topo

Estudantes e sindicalistas fazem ato pela democracia em frente ao Congresso

Manifestantes fazem ato pela democracia em frente ao Congresso, em Brasília - Gabriela Vinhal/UOL
Manifestantes fazem ato pela democracia em frente ao Congresso, em Brasília Imagem: Gabriela Vinhal/UOL

Do UOL, em Brasilia

11/08/2022 18h12Atualizada em 11/08/2022 18h12

Centenas de manifestantes protestaram hoje (11), em Brasília, em defesa da democracia e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato teve início em frente ao Museu Nacional da República e seguiu para o gramado em frente ao Congresso Nacional.

Organizado por centrais sindicais e entidades estudantis, o protesto ocorre no mesmo dia em que a carta em defesa da democracia foi lida em diversas capitais do país.

Aos gritos de "Fora Bolsonaro" e com cartazes com frases contra a volta da ditadura, manifestantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios e candidatos de oposição à Câmara Legislativa, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao governo do Distrito Federal discursaram contra o presidente da República.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, não o comentou a leitura da carta pela democracia, da qual já debochou anteriormente. Nas redes sociais, ele ironizou o evento, dizendo que o "ato muito importante" do dia foi a redução do preço do diesel anunciado pela Petrobras".

Segundo a Polícia Militar, o ato em Brasília reuniu 400 pessoas e começou por volta das 15h. Duas faixas da Esplanada foram fechadas para o grupo chegar ao gramado em frente ao Congresso.

Em São Paulo, o manifesto em defesa da democracia foi lido em evento organizado pela Faculdade de Direito da USP, no centro da cidade. Após a leitura do documento, que reúne mais de 950 mil assinaturas, a plateia que acompanhava o ato dentro do prédio também reagiu com gritos de "Fora, Bolsonaro".

Mais cedo, no mesmo prédio da faculdade, foi lido o documento feito pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) também em defesa pela democracia.