Topo

Youtuber e cabo da reserva: Quem é homem metido em confusão com Bolsonaro?

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 15h17

Wilker Leão protagonizou uma confusão com o presidente Jair Bolsonaro (PL) hoje na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Além de produzir conteúdo para redes sociais, Leão é cabo da reserva do Exército e advogado, segundo seus perfis online. Em abril, ele já havia tido outro atrito com o presidente.

O conteúdo de Leão, que serviu oito anos ao Exército, se baseia em política, especificamente em gerar debates acalorados com pessoas de grupos diferentes. Vários vídeos possuem títulos como "Questionei bolsonaristas no Alvorada" ou "Questionando o gado", uma forma pejorativa de chamar os eleitores do presidente.

Sem se identificar publicamente com direita, centro ou esquerda, o cabo da reserva diz apenas que é "entusiasta do militarismo" e produz também vídeos intitulados "Questionando petistas em Brasília" e "Questionando esquerdistas".

Hoje, o youtuber filmava mais um vídeo de sua série quando Bolsonaro chegou. "Quero ver se é corajoso para conversar comigo, tchutchuca do centrão [...] Esse aí está fazendo tudo que o PT faz, senão o PT volta. Seu covarde, safado, vagabundo, estou falando na frente do gado do cercadinho. Cadê o machão?", provocou o cabo da reserva.

O presidente, então, segurou o braço dele e tentou pegar o celular. "Vem cá, vem cá, quero falar contigo", disse enquanto seus seguranças tiravam o youtuber do local.

Até esta publicação, o cabo da reserva tem 127 mil seguidores no TikTok, 19 mil no Instagram e 17 mil no YouTube.

Desentendimento em abril

Em outros posts, Leão já criticava a postura "de hipocrisia" de Bolsonaro com os militares, o que causou outra briga entre os dois em abril. O cabo da reserva foi até o cercadinho e não conseguiu terminar sua pergunta ao presidente, que o interrompeu: "Para aí, por que está revoltado?".

Na época, Leão queria saber sobre melhorias para cabos e soldados das Forças Armadas. "Estou defendendo quem faz a segurança do senhor e da porta para fora não tem porte de arma", argumentou.

Depois da confusão no início do ano, o criador de conteúdo foi ao TikTok esclarecer que sempre foi contra Bolsonaro. "Nunca apoiei esse cara na minha vida, nunca votei nele", falou.