Topo

Após repercussão negativa, Ciro Nogueira cancela férias

15.abr.2022 - Jair Bolsonaro se diverte com seu primeiro-ministro, Ciro Nogueira - Isac Nóbrega/PR
15.abr.2022 - Jair Bolsonaro se diverte com seu primeiro-ministro, Ciro Nogueira Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

23/09/2022 13h49

Ministro da Casa Civil e um dos coordenadores da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Ciro Nogueira (PP) cancelou sua solicitação de férias do governo federal. Ele informou a decisão em nota na tarde de hoje.

Informamos que o ministro Ciro Nogueira interrompeu a tramitação do seu pedido de férias, devido a diversos compromissos inadiáveis na próxima semana."

O pedido de férias do ministro feito ontem causou repercussão negativa e alimentou comentários sobre um racha na equipe de Bolsonaro. Ciro Nogueira é um dos principais integrantes do núcleo duro da campanha. O senador saiu justificando que pediria votos para o presidente no Piauí, seu estado, enquanto fazia campanha para sua ex-mulher, Iracema Portella (PP), candidata a vice-governadora.

Ela divide a chapa com Sílvio Mendes (União Brasil), que faz questão de manter afastamento para não ser associado ao presidente. A situação é ainda mais inusitada porque o candidato ao governo do Piauí foi proibido pela Justiça Eleitoral de vincular sua imagem à de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o principal rival de Bolsonaro.

Repercussão negativa. O anúncio das férias e de que faria campanha para a ex-mulher neste contexto repercutiu muito mal para Ciro Nogueira. Hoje, ele voltou atrás e, conforme a nota, vai pedir férias depois das eleições.

"Irei descansar após a reeleição do presidente Bolsonaro", avisa em outro trecho da nota.

'Velha' política. A nomeação de Ciro Nogueira como ministro da Casa Civil foi lido como sinal de inflexão do governo Bolsonaro. O presidente, que se elegeu em 2018 prometendo implodir o sistema político, se aliava ao centrão. A escolha do senador foi considerada como um dos símbolos desta aliança.