No RJ, manifestantes comem churrasco e ouvem Bolsonaro na Jovem Pan
Entre gritos a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra o eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cerca de 30 manifestantes concentrados no Trevo de Manilha, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, comeram churrasco e ouviram —na programação da Jovem Pan em um carro de som decorado com uma bandeira do Brasil— o primeiro pronunciamento do candidato derrotado à reeleição.
O grupo chegou ao local na madrugada de hoje e provocou a interdição da via por diversos momentos até a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar do RJ, pouco depois das 14h. Após o desbloqueio, eles foram para o acostamento da BR-101. A previsão é de que permaneçam no local ao menos até a madrugada de quarta (2).
Duas equipes do Choque acompanharam a movimentação com outras duas da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para evitar novas interdições.
Mesmo após a liberação da pista, houve um princípio de confusão, à tarde, quando o passageiro de um ônibus gritou a favor de Lula. O motorista fechou a porta do veículo e impediu que os apoiadores de Bolsonaro entrassem. Policiais rapidamente dispersaram o princípio de confusão.
Aplausos e fogos. O carro de som deixou o local cerca de dez minutos após o pronunciamento de Bolsonaro, mesmo momento em que estava sendo feito o churrasco.
Durante o discurso, houve aplausos e fogos de artifício, mas os manifestantes demonstraram mais empolgação quando o locutor da Jovem Pan afirmou que o presidente não havia reconhecido o resultado das eleições —Bolsonaro agradece os votos e defende o direito de ir e vir em referência aos bloqueios nas rodovias, sem contudo fazer qualquer menção a um não reconhecimento do resultado.
Em seguida, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), afirma à imprensa ter sido autorizado por Bolsonaro a tocar a transição e se refere a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como "presidente Lula".
Durante boa parte da tarde, não havia caminhões no local do protesto. As pessoas tinham bandeiras do Brasil e até de Israel. Um homem circulou com duas bíblias na mão pedindo para que fosse tirado o demônio do presidente eleito Lula.
No início da noite, caixas de som no porta-malas de um carro começaram a tocar sem parar o Hino Nacional. Uma faixa com a expressão "resistência civil" foi colocada no bar onde mais cedo havia sido feito o churrasco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.