Topo

Instituições particulares de ensino têm protestos e confusão no PR e MS

Manifestação pró-Bolsonaro no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba - Reprodução/Twitter
Manifestação pró-Bolsonaro no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/11/2022 12h00Atualizada em 01/11/2022 16h45

Um colégio no Paraná e uma universidade no Mato Grosso do Sul, ambos particulares, foram palco de manifestações políticas ontem.

Na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, aconteceram dois protestos: um a favor do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outra contra o resultado das eleições e a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). O encontro dos dois terminou em confusão: vídeos mostram estudantes se empurrando e sendo separados por colegas.

Nas redes sociais, também há relatos de agressões e vandalismo, com pneus de carros que estavam no estacionamento da instituição com adesivos políticos sendo furados.

Após o conflito, um aluno se manifestou no Twitter: "Nós da UCDB estamos com medo de estar lá dentro, estamos com medo de ir pra universidade por conta do que pode acontecer com a gente, e a coordenação vem pedir pra gente ficar de boa?? Evitar aglomerações? Como que fica sozinho em um momento desse??"

Em Curitiba, os estudantes do Colégio Marista Santa Maria se reuniram no pátio vestidos nas cores da bandeira nacional, cantaram o hino e gritaram palavras de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como "mito".

Em nota, o colégio diz que "está atento aos movimentos e repudia quaisquer atitudes ou comportamentos que incitem todos os tipos de violência, seja ela simbólica, verbal, psicológica ou física".

"A equipe escolar está engajada em reforçar a importância do diálogo respeitoso, acolhimento às diferenças e empatia, valores que são base da educação Marista. Seguimos atentos também à segurança e bem-estar dos estudantes, colaboradores e familiares, no ambiente presencial e virtual, com foco no equilíbrio e em oferecer sempre um ambiente seguro para todos", diz o texto enviado ao UOL.

Hoje nas redes sociais, circula uma foto de um aluno do mesmo colégio com uma suástica desenhada com ketchup. Procurado, o Colégio Marista Santa Maria afirma: "Estamos acompanhando a repercussão da foto e estamos atuando ativamente no cumprimento do regimento escolar".

Confira imagens das manifestações: