Topo

Na COP-27, Lula tratará do combate às mudanças climáticas

Lula viaja à COP-27 e vai discutir mudança climática - UESLEI MARCELINO/REUTERS
Lula viaja à COP-27 e vai discutir mudança climática Imagem: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Do UOL, em Brasília

13/11/2022 14h38Atualizada em 13/11/2022 14h38

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta segunda-feira (14) para o Egito, onde vai participar da COP-27, a Conferência das Nações Unidas para o clima.

Na quarta (16), Lula participa do evento "Carta da Amazônia - uma agenda comum para a transição climática", junto com alguns dos governadores da Amazônia Legal: Waldez Góes (Amapá), Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Marcos Rocha (Rondônia).

Como mostrou o UOL, mais da metade dos governadores da região —que inclui os estados de Mato Grosso e Maranhão, além dos sete da região norte— é bolsonarista e apoia políticas que vão contra o que os ambientalistas defendem para a preservação da floresta, como a exploração do garimpo e a ampliação de áreas de pastagem.

Depois da reunião, Lula fará um pronunciamento sobre a necessidade de combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. O discurso do presidente eleito está marcado para 17h15 no horário local, 12h15 no horário de Brasília.

O petista também tem agendas na quinta-feira (17), quando se encontra com representantes da sociedade civil brasileira e participa do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Comitiva. Lula viaja ao Egito acompanhado pela futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também vai. Ele é um dos nomes cotados para ocupar o Ministério de Relações Exteriores. Já o ex-chanceler Celso Amorim, que na campanha teve participação ativa nas discussões que envolvem o Itamaraty, ficará no Brasil.

O presidente eleito também vai se encontrar com as ex-ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, deputada eleita por São Paulo (Rede), e Izabella Teixeira. Marina foi um importante cabo eleitoral do petista na campanha; Izabella ajudou a formular o programa de governo da área.

No Egito, Lula vai encontrar, ainda, correligionários do Rio Grande do Norte: a governadora Fátima Bezerra e o senador Jean Paul Prates, cotado para presidir Petrobras.

Na sexta-feira (18), Lula segue para Portugal. Ele vai se encontrar com autoridades do país e no fim de semana retorna ao Brasil.