Na avaliação do colunista do UOL Tales Faria, o discurso do presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a COP27, realizada no Egito, marca a volta do país ao mundo e a possibilidade de diálogo com outros países.
"Foi um discurso que vai marcar historicamente a volta do Brasil ao cenário mundial, especialmente na questão climática. Convidou para uma próxima edição da COP na Amazônia, que também é fundamental, e vai ser marcante", disse durante participação no UOL News.
Tales também apontou que Lula fez acenos bem claros e diretos de como vão se dar as relações internacionais do Brasil durante seu governo, retomando parcerias com países da América Latina que foram deixadas de lado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
"Lula está acenando para a política externa brasileira, que vai ser uma política externa, embora haja o entendimento com os países ricos, novamente voltada para um olhar especial para a América Latina, que o Bolsonaro parecia até ter raiva".
O colunista do UOL ainda destacou o aceno para o diálogo com países mais pobres, em especial da África, e avaliou que o estreitamento dessas relações tende a ser muito positiva para o pais. "O Brasil ganha ao negociar e difundir tecnologia e cultura para esses países".
Mariliz: Lula faz discurso que abre portas e põe Brasil como protagonista
"Ele [Lula] coloca o Brasil como protagonista durante todo o discurso, principalmente nas questões de preservação da natureza. Mas também fala da necessidade da cooperação entre os países e isso é muito importante e abre portas", avaliou a comentarista do UOL News Mariliz Pereira Jorge sobre o discurso de Lula na COP27.
Ela também afirmou que Lula colocou o Brasil como um país pronto para fazer alianças internacionais para que o mundo como um todo seja mais justo.
"Quando ele fala que o Brasil está de volta, é que o Brasil está [pronto] para conversar e sentar nessa grande mesa que é o mundo. Ele fala da necessidade da pacificação do país e que a partir de agora somos um país só, mas também de um entendimento que o mundo é um só, portanto todos precisam conversar para cuidar das mazelas".
Tales: 'Isabel sempre teve atitude progressista com relação à situação política'
O colunista do UOL Tales Faria lamentou a morte da ex-jogadora de vôlei Isabel e também relembrou sua atuação política, para além das quadras. "A Isabel sempre teve uma atitude progressista com relação à situação política do país", disse.
"Isabel é um marco do nascimento de um esporte que hoje o Brasil inteiro venera, que é o vôlei, e um marco também do progressismo na política. Ela defendeu sempre teses bastante avançadas em relação à política brasileira", completou.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.