Topo

Esse conteúdo é antigo

Senador compara ministro do TCU a tio do zap: 'Não daria importância'

Colaboração para o UOL

22/11/2022 09h49

O senador Alessandro Vieira (PSDB) afirmou que Augusto Nardes, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), não merece atenção, apesar das declarações recentes com teor golpista.

"Ele pediu afastamento por iniciativa médica. A corte vai avaliar o conteúdo do áudio e fazer o processo disciplinar. Eu não daria mais destaque para isso do que eu daria pro tio do zap que está falando besteira há meses", disse Vieira, em participação no UOL News desta terça-feira (22).

Nesta semana, a Folha de S.Paulo revelou que o ministro gravou um áudio enviado por WhatsApp em que afirma que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas" e que é uma questão de "horas, dias no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso" para que ocorra um "desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis".

Depois da divulgação, o ministro divulgou uma nota e disse que "lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos". E pediu um período de licença médica.

Questionado sobre uma possível punição para Nardes, o senador afirmou que "outros problemas do Brasil ofuscam essas declarações."

"A realidade, o tempo e os prazos acabam favorecendo esse tipo de figura. É tanto problema no Brasil acontecendo ao mesmo tempo que essas figuras são esquecidas às margens da história. O grande esforço do Congresso tem que ser no sentido de buscar a normalidade. E condutas criminosas têm que ser responsabilizadas", disse Vieira.

Ele ressaltou que essas declarações são criminosas. "Até onde vai essa suposta liberdade de expressão que permitiria que pessoas façam defesa de um golpe militar? Na minha visão, e de muitas pessoas, isso ultrapassa qualquer limite. É um cometimento de crime".

Vieira: 'Euforia no entorno de Lula atrapalha'

Alessandro Vieira também falou sobre a transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e elogiou o presidente eleito. Mas fez uma ressalva sobre a equipe.

"Acompanhei as atividades do Lula. Ele aparenta ter consciência da gravidade dos desafios, mas é perceptível a euforia no entorno dele e isso atrapalha a tomada de decisão. A PEC da Transição é um exemplo disso. A proposta inicial é fruto dessa euforia", criticou Vieira.

O senador afirmou que não aceitaria ser ministro do futuro governo e prometeu ter posição de independência no Congresso.

Josias: 'Nardes precisa ser alcançado pela lei'

O colunista do UOL Josias de Souza também pediu punição para Nardes por causa das declarações com teor golpista.

"Nesse áudio golpista que o Nardes enviou para amigos do agro, ele faz pose de valentão, de bem informado. Depois que sua voz foi exposta, Nardes se comporta como o tiozão medroso que foge das responsabilidades. Primeiro ele se escondeu em uma nota patética. Depois escapou pela porta lateral da licença médica, porque assim continua recebendo salário. Esse personagem precisa ser alcançado pela lei", disse Josias.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: