Gleisi Hoffmann critica gasto bilionário do governo Bolsonaro com blindados
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), usou hoje as redes sociais para criticar o valor de R$ 5 bilhões, que serão gastos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para a compra de pelo menos 98 blindados. A deputada federal definiu a nova despesa como "imoral" em meio à "situação caótica das contas públicas".
"Esse é o valor que o Exército calcula gastar com 98 blindados no apagar das luzes do governo Bolsonaro. Uma imoralidade com a situação caótica das contas públicas e que passa o povo. Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro. Lamentável", escreveu ela.
O governo anunciou a compra de 98 blindados com canhões a um custo de 900 milhões de euros (R$ 5,07 bilhões). O contrato deve ser assinado em 5 de dezembro, a menos de um mês para o fim do governo de Bolsonaro.
Os novos blindados Centauro II do consórcio italiano Oto Melara (CIO) - formado por Iveco e Leonardo - são veículos 8x8, superiores aos atuais Guaranis 6x6 usados pelo Exército, também fabricados pela Iveco. Os veículos de 30 toneladas contam ainda com canhões de 120 mm e serão usados para modernizar a frota das unidades de infantaria de ação rápida.
O Centauro II superou dois concorrentes, o modelo LAV700AG fabricado pela norte-americana GDLS e o veículo ST1-BR da chinesa Norinco, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.