Topo

Esse conteúdo é antigo

Apoiador de Bolsonaro convoca atiradores para protesto contra Lula

Do UOL, em São Paulo

27/11/2022 14h07Atualizada em 07/12/2022 08h07

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem convocando atiradores e caminhoneiros para protestos contra a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 19 de dezembro. A convocação foi feita ao microfone, em frente ao quartel-general do Exército em Brasília.

O episódio teria ocorrido no dia 26 de novembro — a data é informada no próprio vídeo. O homem se identifica como Milton Baldin, de Juruena (MT). A reportagem identificou uma pessoa com esse nome na cidade, telefonou para a empresa da qual é sócio, mas não conseguiu contato. A Polícia Federal prendeu Baldin em Brasília na noite de terça-feira (6).

"Gostaria de pedir ao agronegócio, aos empresários, que deem férias aos caminhoneiros e mandem os caminhoneiros para Brasília. São só 15 dias, não vai fazer diferença. Também pedir aos CACs, atiradores que têm armas legais... Somos 900 mil atiradores no Brasil hoje, venham aqui mostrar presença", disse.

"Se nós perdermos essa batalha, o que você acha que vai acontecer [no] dia 19? Vão entregar as armas, e o que eles vão falar? 'Perdeu, mané'", acrescentou o manifestante, citando a frase dita pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso a um bolsonarista em Nova York (EUA).

O homem afirma ainda que a bandeira nacional "pode até ser vermelha, mas com o próprio sangue", e é aplaudido pelos demais.

Até julho deste ano, mais de 673 mil pessoas estavam cadastradas como CACs (colecionadores de armas, atiradores profissionais e caçadores), com quase um milhão de armas registradas.

O número representa um aumento de mais de 187% em relação a 2018, antes do governo Bolsonaro, de acordo com dados obtidos pelo Instituto Sou da Paz. O acesso a armas foi flexibilizado por decretos presidenciais de Bolsonaro.

Após a derrota para Lula, em 30 de outubro, apoiadores de Bolsonaro iniciaram manifestações golpistas, pedindo desrespeito ao resultado das urnas e intervenção militar para evitar a posse do eleito.

Como parte das manifestações golpistas, rodovias foram bloqueadas e acampamentos foram montados em frente a instalações das Forças Armadas, em diferentes pontos do país.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes já afirmou em decisão que pedir por golpe pode configurar crime de abolição violenta do Estado democrático de direito, cuja pena pode ser de quatro a oito anos de prisão.

Protesto contra a posse de Biden nos EUA

A tentativa de tumultuar a diplomação de Lula, no Brasil, sugerida no vídeo gravado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, é semelhante ao que aconteceu na ratificação da posse do democrata Joe Biden, nos Estados Unidos.

Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores do então presidente Donald Trump protestaram contra a vitória de Biden nas eleições americanas e invadiram o Capitólio —local de reunião do Congresso americano.

Naquele dia, estava marcada a ratificação da vitória do atual presidente dos Estados Unidos.

Veja o vídeo da convocação de atiradores para a diplomação de Lula: