Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo posta foto com líder do Qatar: 'Humildade com um não presidente'

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em fotos divulgadas por ele no Instagram - Reprodução/Instagram/@bolsonarosp
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em fotos divulgadas por ele no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram/@bolsonarosp

Do UOL, em São Paulo

29/11/2022 18h55Atualizada em 29/11/2022 20h41

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), publicou fotos ao lado de Tamim bin Hamad bin Khalifa al-Thani, líder do Qatar, país-sede da Copa do Mundo de 2022. A publicação ocorre após o parlamentar ser amplamente criticado por bolsonaristas e pela oposição após ter sido flagrado no jogo do Brasil ontem com a sua esposa, Heloísa Bolsonaro.

Após as críticas, um vídeo de Eduardo começou a circular hoje nas redes sociais em que o deputado diz que a viagem ao Qatar ocorreu para ele levar vídeos, em inglês e dentro pen drives, "explicando a situação do Brasil". O político não deu mais detalhes sobre qual seria "a situação do Brasil" relatada nesses vídeos.

O Qatar é alvo de denúncias de violações de direitos civis e humanos. O próprio Código Penal do país fala sobre a homossexualidade como uma prática criminosa, passível de uma pena de oito anos de prisão ou até mesmo de morte sob a "sharia", que funciona junto com a legislação. A depender da interpretação da lei também há janelas para a repressão de direitos fundamentais das pessoas, principalmente mulheres. A escolha do país para sediar a Copa foi alvo de desaprovação.

"Terno e sapato no estádio para encontrar como Sheik Tamim bin Hamad bin Khalifa al-Thani, líder 01 do Qatar e anfitrião da copa do mundo. Mesmo com pouco tempo ele teve a humildade para receber um não presidente. Obrigado, Sheik", escreveu o filho do presidente na legenda. Foi a primeira publicação de Eduardo no Instagram após a polêmica.

Na ocasião, o político também conversou com Gianni Infantino, presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), e escreveu que Infantino seria "super educado e simpático também". Na mesma galeria de fotos com o líder do Qatar, Eduardo publicou imagens com o presidente da federação.

Por onde passo pode ter a certeza de que levo verdades sobre o Brasil. Finalizou o político, novamente sem dar detalhes sobre quais 'verdades' se referia

Após a postagem, Eduardo publicou nos stories uma mensagem de apoio de Livian Weber, jornalista da Jovem Pan Esportes.

"Única forma do mundo de saber a situação do Brasil. E ainda tem um bando de imbecis criticando... Entenda que se formos depender da mídia pífia e corrompida do Brasil, a gente tá (sic) ferrado! Precisamos das nossas vozes espalhadas pelo mundo. Vamos com tudo, Eduardo Bolsonaro", escreveu Livian ao compartilhar a foto do político com o líder do Qatar.

'Pen drives' com situação do Brasil

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Eduardo explicando a sua ida ao Qatar durante a Copa do Mundo. Segundo o parlamentar a viagem ocorreu para levar vídeos, em inglês e dentro pen drives, "explicando a situação do Brasil".

Apoiadores do presidente, que realizam protestos golpistas, inclusive na frente de quartéis do Exército, contra o resultado das eleições desde 30 de outubro, reclamaram que o político está "curtindo a vida". Eduardo foi flagrado pela transmissão ao vivo do streamer Casimiro Miguel posando para fotos com a sua esposa.

Nesses pen drives aqui têm vídeos, em inglês, explicando a situação do Brasil. Eu espero que você não creia que aqui no Qatar só se fale em copa do mundo. Só para lembrar para você que a Fifa tem mais membros do que as Nações Unidas. A imprensa inteira está aqui. É por isso que a esquerda faz tanto esforço e até projeto de lei para criminalizar quem fale algumas verdades na cara, né, de outros brasileiros que têm esperança de voltar às tetas da Lei Rouanet e etc. Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

No vídeo, com duração de 1:11, o deputado continua atacando a esquerda após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político não deu mais detalhes sobre qual seria "a situação do Brasil" relatada nesses vídeos.

"E outra coisa, toma cuidado. A esquerda não está preocupada com a tua segurança, nem com a economia. Então, por que você vai cerrar fileira com esses caras? Será que você não consegue imaginar um pouquinho do que está por trás disso? Será que você não consegue perceber a importância da comunicação internacional? Será que a gente vai ter que perder um dos pouquíssimos acessos que nós temos?", prosseguiu.

A Agenda de Eduardo na Câmara dos Deputados ontem continha dois compromissos, sendo uma sessão não deliberativa solene no plenário da Casa, às 09h, e outra sessão não deliberativa solene no plenário do Senado Federal, também às 09h.

*Com Gabriel Carneiro, do UOL, em São Paulo; e Bruna Calazans, em colaboração para Universa, em São Paulo