Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara fará 'esforço da sensatez' para diminuir valor de PEC, diz Aécio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2022 13h36

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou hoje durante entrevista ao UOL News que, após a aprovação da PEC da Transição pelo Senado, a Câmara deverá fazer um "esforço de sensatez" para diminuir os valores aprovados fora do teto de gastos. Aécio criticou os valores propostos pela equipe de transição do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou ser necessária uma busca pelo equilíbrio fiscal.

"O que nós vamos fazer aqui [na Câmara] é o esforço da sensatez para diminuir um pouco esses valores em benefícios e, quem sabe, [encontrar] um equilíbrio fiscal futuro que deve ser sempre buscado", disse.

O deputado ainda afirmou que a busca é por uma melhoria na PEC e defendeu que o valor aprovado para ser aplicado fora do teto de gastos deve ser de algo em torno de R$ 80 bilhões por ano.

"Nós queremos fazer com que esse valor chegue mais próximo daquele inicial proposto pelo PSDB no Senado e talvez com uma dinâmica diferente da atual. Inexoravelmente vai ter que haver uma negociação daqui dois anos e eu não acredito em sucesso de governo que já começa propondo uma gastança maior, porque lá na frente ele não freará isso e será refém."

Sobre compor a base do governo do PT, Aécio rechaçou a possibilidade ao citar diferenças e embates históricos entre os dois partidos.

"Tenho defendido que o PSDB deva se manifestar de forma clara como oposição ao atual [futuro] governo, até porque nós temos uma divergência histórica do ponto de vista econômico em relação ao PT que se acentua agora nessas primeiras movimentações do governo".

Lula faz equipe de transição que mais parece Arca de Noé, critica Aécio Neves

Ainda durante participação no UOL News, o deputado voltou a defender que o PSDB faça um papel de oposição e, além de criticar a polarização entre Lula e Bolsonaro, também desaprovou a equipe de transição montada pelo futuro presidente.

"Acho que existe vida inteligente fora do lulismo e do bolsonarismo e esse é o papel do PSDB. Construir um novo centro, um centro inovador e que defenda a economia verde", começou Aécio.

"Essa transição do governo mais parece a meu ver uma Arca de Noé e me parece que o presidente eleito quer levar um exemplar de cada espécie para o seu governo. Como é que esse governo vai andar? Andar para que lado? Por isso é importante estarmos na oposição fiscalizando, cobrando e ajudando quando nós acharmos que isso é bom para o país", completou.

Orçamento secreto precisa de critérios para a destinação dos recursos, diz Aécio Neves

Aécio Neves também pediu mais transparência na utilização do orçamento secreto por parlamentares. "É necessária a transparência e que não seja um poder arbitrário concentrado nas mãos de uma ou meia dúzia de pessoas que definem de forma absolutamente solitária a destinação desses recursos".

O deputado ainda explicou que, em sua visão, a transparência para pelo estabelecimento de critérios e disse esperar que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para a utilização do orçamento siga essa linha.

"Se o valor é X, estabeleça-se critérios, seja em relação aos estados, população, indicadores de IDH ou aos temas e áreas. Acho que caminha não para a retirada do Congresso da prerrogativa de definir uma parcela da execução orçamentária, mas para a compreensão de que é preciso dar transparência no momento da destinação final".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: