Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Kennedy: Lula começa ministério por cota pessoal e áreas sensíveis

Colaboração para o UOL, em Salvador

09/12/2022 09h43

O colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou durante a edição do Análise da Notícia, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar nesta sexta-feira os cinco primeiros ministros do seu futuro governo.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai assumir o Ministério da Fazenda; Flávio Dino (PSB) deve ficar com a pasta da Segurança Pública; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai assumir a Casa Civil; o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, vai ficar no comando do Ministério da Defesa; e, por fim, o ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, Mauro Vieira, deve reassumir a pasta.

Na avaliação de Kennedy, Lula pretendia anunciar esses cinco nomes depois da diplomação, marcada para a próxima segunda-feira (12), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas resolveu antecipar "porque ele acha importante que eles comecem a trabalhar nas áreas sensíveis". "São ministros da cota pessoal dele. Com exceção do Flávio Dino, que é uma mistura de cota pessoal e composição política", disse o jornalista do UOL.

Questionado sobre o motivo de Lula querer antecipar esses cinco nomes, Kennedy afirmou que os escolhidos vão comandar os principais ministérios de Estado. "São ministérios que, ao longo da história, tiveram um peso muito grande. Fazenda é o dono do cofre; Defesa tem a importância da relação com os militares, sobretudo num país que tem essa tradição do golpismo e de forças armadas que se sentem tentadas a agir como poder moderador; Justiça pela antiguidade e pela importância por ser uma área muito delicada; tem também a questão da Segurança Pública, que preocupa o Lula; já o Itamaraty, que são as relações exteriores e tem as sinalizações da importância disso".

"Faltou o Rui Costa, que é quem toca o governo, A Casa Civil é o Ministério que gerencia os demais ministérios. Ou seja, o braço direito para ser o executivo do Lula. Então, esses ministros são a cota pessoal do Lula", completou o colunista.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: