Topo

Esse conteúdo é antigo

Caminhão de mudança é visto no Alvorada, residência atual de Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

15/12/2022 17h07Atualizada em 16/12/2022 09h00

Um caminhão de mudança foi flagrado hoje à tarde chegando ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Jair Bolsonaro (PL) tem até o fim de seu mandato para sair do local, onde atualmente mora, para permitir a mudança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista já foi diplomado e tomará posse em 1º de janeiro.

Bolsonaro tem até, no máximo, o dia da posse para desocupar a residência oficial, mas a praxe é que os presidentes deixem o Alvorada em torno de 15 de dezembro.

O deputado federal e líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, publicou o registro do caminhão com uma letra da música "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", que foi incorporada à campanha contra Bolsonaro durante o segundo turno eleitoral.

Mudança será tumultuada

  • Recentemente, Lula disse a um grupo de deputados do PV (Partido Verde e do Avante) que deve ordenar uma varredura antigrampo no Palácio da Alvorada antes de se mudar para lá.
  • De acordo com os parlamentares, o petista também pode ter que despachar do hotel nos primeiros dias de governo porque a Granja do Torto, tradicionalmente usada para hospedar o presidente eleito durante a transição, ainda está sendo utilizada como moradia oficial do ministro da Economia, Paulo Guedes.

O UOL entrou em contato com a assessoria e secretaria da Presidência para saber se o caminhão é para mudança de Bolsonaro, e questionou sobre a data de saída definitiva da residência oficial, mas não obteve teve resposta até o momento.

Bolsonaro transformou o Alvorada em porto seguro. Inativo nas redes sociais e com poucas aparições públicas, o presidente passou a receber aliados em sua residência oficial, onde já havia montado um comitê de campanha na época das eleições.

Bolsonaro costumava ser ativo nas redes sociais e conversar com os apoiadores quase diariamente no "cercadinho" do Alvorada. No entanto, desde sua derrota nas urnas para Lula, Bolsonaro se tornou recluso e ainda não se manifestou sobre a saída da residência oficial.

Na última semana, o chefe do Executivo voltou a aparecer na frente do Alvorada três vezes. Apenas em uma ele se manifestou e disse que os apoiadores serão os responsáveis por decidir seu futuro. Nos dois outros dias, ele se limitou a orar com um religioso e posar para fotos.