Topo

Esse conteúdo é antigo

Carla: De olho em 2026, Tebet almeja ministério que dê palanque político

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/12/2022 14h29Atualizada em 26/12/2022 15h13

A senadora Simone Tebet (MDB) não teria interesse em assumir o Ministério do Planejamento e está de olho no Ministério das Cidades.

A pasta na mira de Tebet é responsável pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", o que poderia dar um bom palanque político para disputar as eleições presidenciais de 2026.

A colunista do UOL Carla Araújo, afirmou durante participação no UOL News, que Tebet e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devem se reunir nesta terça-feira (27) para resolver o "xadrez político" dos ministérios.

Para Tebet o ministério que importa é um ministério que dê para ela um palanque político para que ela possa chegar em 2026 como nome forte. Por isso ela queria o Ministério do Desenvolvimento, que ficaria com o Bolsa Família. Agora com esse arranjo, se Cidades realmente ficar com ela, ela teria esse palanque porque o Ministério das Cidades tem no seu escopo o 'Minha Casa, Minha Vida', que é um programa com bastante apelo eleitoral

  • Simone Tebet deve chegar a Brasília na noite de hoje.
  • A conversa com Lula que pode selar seu nome como futura ministra das Cidades, deve acontecer na terça-feira.
  • O Ministério das Cidades era pleiteado pelo MDB para um nome de sua bancada na Câmara, mas deve acabar ficando com Tebet.

Desgaste de Lula. Carla Araújo apurou com fontes do PT que Lula está "vacilando" e se desgastando ao demorar para anunciar o nome de Simone Tebet em um ministério. A avaliação é de que toda essa exposição é ruim para a imagem do petista e a "novela" deve ser resolvida o quanto antes.

Negociações. Lula ainda negocia com MDB e PSD a nomeação de membros do partido nos ministérios restantes. O Ministério do Planejamento, entretanto, deve ficar com o economista André Lara Resende a pedido de Fernando Haddad (PT).

Bombig: Tebet é fundamental para mostrar que governo Lula não será só do PT

O colunista do UOL Alberto Bombig afirmou que Lula está demorando para resolver a situação de Simone Tebet (MDB) em relação ao cargo de ministra de qual Ministério ela ocupará, e que isso pode passar a sensação de que Tebet está sendo preterida.

Ele destacou ainda que a emedebista é peça importante para a sinalização de uma frente ampla que se uniu para vencer Bolsonaro, mas que essa frente ampla pode acabar se desfazendo antes mesmo da posse de Lula caso Tebet não seja nomeada ministra.

"É muito importante Lula desatar esses nós e continuar dando esse sinal de que não será um governo só do PT. O papel da Simone é esse. A Simone seria uma peça fundamental para o Lula dizer que tem bastante petista, mas que não será um governo só do PT".

'Boquinha' de aliados nomeados por Bolsonaro na reta final do governo pode ser temporária, diz Carla

O tenente Mosart Aragão foi nomeado hoje pelo atua presidente Jair Bolsonaro (PL) para a função de assistente técnico militar na coordenação-geral de Saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas mas, para Carla Araújo, as nomeações feitas pelo atual presidente devem ser apenas temporárias, uma vez que Lula está próximo de assumir a presidência.

"São nomeações de livre escolha do presidente da República, então mudando o presidente, o presidente pode não nomear. Então é aquela 'boquinha' que pode ser temporária, aquela coisa só para ganhar um trocadinho mesmo porque vai ficar poucos dias. (...) imagino que esses aliados de primeira hora do Bolsonaro, o governo Lula vai acabar exonerando".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: