Topo

MDB confirma Renan Filho e Jader nos ministérios de Transportes e Cidades

Renan Filho (MDB) será ministro dos Transportes de Lula - Reprodução/Facebook
Renan Filho (MDB) será ministro dos Transportes de Lula Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em Brasília

28/12/2022 18h48Atualizada em 28/12/2022 20h16

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou os nomes do senador eleito Renan Filho (MDB-AL) para o Ministério dos Transportes e o de Jader Filho, presidente da sigla no Pará, para a pasta das Cidades, em reunião com lideranças do partido hoje (28).

Eles deverão ser confirmados amanhã (29) em cerimônia no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), sede da transição.

Com as escolhas, o MDB terá três das 37 pastas do futuro governo Lula. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou o convite para o Planejamento nesta semana.

O encontro de formalização ocorreu no hotel em que Lula está hospedado. Além do presidente eleito, participaram:

  • Renan Filho e Jader Filho.
  • A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do partido.
  • O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do partido.
  • O deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), líder do partido na Câmara.
  • O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro ministro da Secretaria de Relações Institucionais.
  • O ex-ministro Gilberto Carvalho (PT).

A consolidação de duas pastas de orçamento robusto, além do Planejamento, pode ser considerada uma vitória para o MDB, que, numa queda de braço com o PT e partidos aliados, conseguiu transformar a indicação de Tebet em "cota pessoal" de Lula.

Ao declarar apoio dois dias após o primeiro turno, a senadora foi uma figura importante para a campanha petista na segunda etapa e se tornou uma espécie de ministeriável instantânea.

Lideranças do MDB, encabeçadas pelos senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM), que se juntaram a Lula já no primeiro turno, exigiram que, fora ela, ainda houvesse uma indicação via Senado e outra via Câmara.

Nome do pai, Renan Filho levou a vaga do Senado. Ele chegou a ser cogitado para Minas e Energia e Planejamento, mas foi para os Transportes com o desmembramento da Infraestrutura, adiantado pelo UOL.

Jader Filho ocupa a vaga da Câmara sob chancela do irmão, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB-PA). Ele disputava com o deputado conterrâneo José Priante (MDB-PA).