Topo

Esse conteúdo é antigo

Janja reclama de condições do Alvorada e só quer mudança após inventário

Do UOL, em São Paulo

05/01/2023 21h51Atualizada em 06/01/2023 14h31

A socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, esposa do presidente Lula (PT), reclamou hoje do estado de conservação de móveis e a ausência de objetos no Palácio do Alvorada e disse que o casal só irá se mudar após a realização de inventário completo.

A fala da primeira-dama foi feita em entrevista à GloboNews.

O que a gente percebe é a falta de cuidado, de manutenção... os pés dos móveis, que são de latão, não estão polidos. Os móveis não são os originais. A gente vai tentar recuperar isso
Rosângela Silva, a Janja

Janja disse que ainda é necessário visitar o depósito da Presidência. "A Presidência da República tem um depósito de móveis e ver o que foi para lá. Tem muitos objetos, que foram transportados de um lado para o outro, daqui para o Jaburu. Então a gente precisa localizar esses objetos."

Problemas encontrados, segundo Janja

  • Parte da madeira da sala de estar lascada
  • Infiltrações no teto
  • Piso de madeira de jacarandá com rachaduras
  • Vidros rachados
  • Poltrona de couro rasgada
  • Tapete com buracos
  • Arte sacra do século 19 deixada no chão

Parte de madeira lascada em uma mesa na  sala de estar - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Parte de madeira lascada em uma mesa na sala de estar do Alvorada
Imagem: Reprodução/GloboNews

Ele ficou um pouco desolado, porque ele morou 1 ano e pouco com a dona Marisa na Granja do Torto para fazer uma grande reforma e aí encontrar isso em dez anos.
Janja sobre a reação de Lula ao encontrar condições do Alvorada

Equipamentos de live de Bolsonaro. Durante a visita, Janja também mostrou alguns equipamentos usados em transmissões ao vivo feitas pelo ex-presidente nas redes sociais.

Residências entregues de qualquer jeito. No início da semana, o novo ministro da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Paulo Pimenta, declarou que o governo Bolsonaro entregou as residências oficiais "de qualquer jeito" para a gestão Lula.

Varredura completa. Ontem, a PF (Polícia Federal) conduziu uma varredura no Ministério da Justiça. O mesmo procedimento será feito no Alvorada. Por enquanto, Lula segue hospedado em um hotel em Brasília, sem previsão de data para a mudança.

Janja mostra infiltrações no teto da residência oficial do Presidente da República - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Janja mostra infiltrações no teto da residência oficial do Presidente da República
Imagem: Reprodução/GloboNews