Cerimônias de posse de ministras são adiadas após ataques ao Planalto
As ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) tomariam posse na segunda-feira (9) e na terça (10), respectivamente, em cerimônia no Palácio do Planalto.
O cancelamento das solenidades ocorre após atos golpistas realizados hoje (8) na Praça dos Três Poderes. Além do Planalto, os prédios do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal) foram invadidos por terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No início desta tarde, os manifestantes romperam o bloqueio feito na Esplanada dos Ministérios pela Polícia Militar do DF e deram início aos ataques. Móveis foram arremessados para fora dos prédios, gavetas foram reviradas e vidraças foram quebradas para que houvesse a invasão.
Intervenção federal
Quase três horas após os atos de terrorismo, o presidente Lula anunciou intervenção federal no DF até 31 de dezembro. Ele estava em Araraquara, no interior de São Paulo, quando comunicou a decisão à imprensa.
No pronunciamento, Lula criticou a gestão de Bolsonaro, chamou os manifestantes de "fascistas" e ressaltou que os responsáveis pelos protestos golpistas e seus financiadores sejam punidos.
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou sessão extraordinária do Congresso Nacional "durante o prazo necessário" para analisar o decreto de Lula. Líderes do Senado e da Câmara se reunirão amanhã (9) para discutir a votação do texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.