Topo

Esse conteúdo é antigo

PF faz operação na casa do ex-ministro Anderson Torres

Anna Satie e Vinícius Nunes

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo e Brasília

10/01/2023 16h41Atualizada em 10/01/2023 18h30

A operação da PF foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na residência, que fica num condomínio no Jardim Botânico, área nobre de Brasília.

Agentes saíram da casa pouco antes das 18h com uma mala, documentos e dois computadores.

Torres foi exonerado da secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no domingo, após golpistas invadirem e depredarem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal).

  • A AGU pediu a prisão dele por "atos e omissões" que resultaram nos ataques.
  • No dia, Torres estava de férias com a família em Orlando, nos Estados Unidos.
  • Mais cedo, Ricardo Cappelli, que assumiu o controle da Segurança Pública do Distrito Federal, acusou o ex-secretário de sabotar o esquema de segurança na capital federal.

Houve uma operação estruturada de sabotagem comandada pelo ex-ministro bolsonarista Anderson Torres. Ele montou a sabotagem e viajou"
Ricardo Cappelli, interventor federal no DF.

Casa de Anderson Torres - Vinícius Nunes/UOL - Vinícius Nunes/UOL
Casa de Anderson Torres, no Jardim Botânico, em Brasília
Imagem: Vinícius Nunes/UOL

Cappelli comparou o esquema de segurança da posse de Lula (PT) e o modo como os atos golpistas foram encarados pelas forças policiais — os fatos foram separados em uma semana.

O que mudou em 7 dias? É simples, no dia 2, Anderson Torres assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, exonerou todo o comando da secretaria e viajou. Se isso não é sabotagem, não sei o que é."

Em publicação nas redes sociais, Torres, que foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro, negou que tenha agido de propósito e rejeitou qualquer ligação aos movimentos.

Prisão decretada

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou hoje a prisão do ex-secretário Anderson Torres.

  • O mandado ocorre após as falhas de segurança que permitiram os ataques às sedes dos Três Poderes no domingo, segundo uma fonte.
  • Ainda não há detalhes sobre o cumprimento da ordem de prisão contra Torres, uma vez que o ex-ministro estaria nos Estados Unidos. Moraes também decretou a prisão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira, disse a fonte.

(Com Reuters)