Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo Lula derruba sigilo de 100 anos sobre visitas de Michelle Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 10h39Atualizada em 11/01/2023 18h14

O governo do presidente Lula (PT)começou a reverter os sigilos de 100 anos impostos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o primeiro deles já caiu: o das visitas recebidas pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada. A relação foi obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a reportagem do Estadão, Michelle recebeu 565 visitantes entre 2021 e 2022. Na lista, há pastor, cabeleireira, personal stylist, entre outros.

  • A visita mais assídua nesse período foi Nídia Limeira de Sá, diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação.
  • Nídia esteve na residência oficial da Presidência da República 51 vezes, o que equivale a cerca de quatro visitas por mês.
  • A exoneração de Nídia não consta no Diário Oficial da União.
  • O último registro com seu nome é de 12 de dezembro do ano passado, quando Bolsonaro concedeu a ela a Ordem Nacional do Mérito Educativo.

Nas redes sociais, a diretora tem fotos com a ex-primeira dama e com a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Outros visitantes frequentes de Michelle foram:

  • Claudir Machado, pastor da Igreja Batista Atitude em Brasília - 31 vezes
  • Juliene Cunha, cabeleireira - 24 vezes
  • Cynara Boechat, estilista - 5 vezes

Cidadãos pediram a informação sobre quem Michelle estava recebendo com base na LAI (Lei de Acesso à Informação), mas a solicitação foi negada, sob a alegação de serem dados pessoais protegidos.

Lula assinou um decreto em 1º de janeiro pedindo a revisão dos sigilos de Bolsonaro pela CGU (Controladoria-Geral da União). No caso dos visitantes da ex-primeira dama, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) tomou a iniciativa e liberou os documentos antes de a Controladoria terminar a análise.