Topo

Governo exonera intérprete de Libras de Bolsonaro que visitava Michelle

Elizangela Ramos de Souza Castelo Branco, intérprete de Libras, abraça Bolsonaro na última live que ele fez, em 30 de dezembro - Reprodução/Facebook
Elizangela Ramos de Souza Castelo Branco, intérprete de Libras, abraça Bolsonaro na última live que ele fez, em 30 de dezembro Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/01/2023 08h56

Elizangela Ramos de Souza Castelo Branco foi exonerada pelo governo Lula. Ela ficou conhecida por ser intérprete de Libras nas lives que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fazia semanalmente durante seu mandato.

Ela está na lista das pessoas que mais visitaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada —foram 24 vezes entre 2021 e 2022. Os registros foram obtidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo", após o governo Lula reverter sigilos de 100 anos impostos pelo ex-presidente.

Elizangela estava ao lado de Bolsonaro na última transmissão ao vivo que ele fez, no dia 30 de dezembro, antes de deixar o país. Antes de o presidente começar a falar, a intérprete deu um abraço nele.

Ela ocupava um cargo de coordenadora-geral na Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos em uma secretaria do Ministério da Educação.

Nas redes sociais, ela coleciona fotos com Michelle, que é defensora da inclusão de pessoas com deficiência, e postagens em defesa do casal Bolsonaro e da comunidade surda.

A demissão foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União), mas vale desde a última terça-feira (10) e é assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.