Câmera de segurança flagrou destruição de relógio e quadro no Planalto
Imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostraram as ações de bolsonaristas golpistas que invadiram o local e deixaram o prédio depredado. As cenas de destruição foram divulgadas com exclusividade pelo Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo (15).
O acervo artístico e arquitetônico, incluindo obras de arte, móveis e a vidraçaria do prédio, foi destruído e até roubado. Na sede do governo federal, foram pelo menos quatro quadros e esculturas danificados — avaliados, no total, em cerca de R$ 8,5 milhões.
O que mostram as imagens:
- No início da ação, é possível ver um homem quebrando as vidraças do Palácio com um extintor de incêndio. Minutos depois, dentro do prédio, golpistas arrancam cortinas.
- Furos na obra 'As mulatas', de Di Cavalcanti, uma das principais obras do artista e a principal peça do Salão Nobre do Palácio. Com o que parece ser uma barra de metal, um vândalo perfura a tela, que tem valor estimado em R$ 8 milhões, com sete golpes.
- Destruição de um relógio de pêndulo raro, presente da Corte Francesa para dom João 6º. Um homem, vestindo uma camisa com a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derruba a peça original do século 17. Depois, ele arrasta móveis, desliga disjuntores do andar, volta e tenta quebrar uma câmera de segurança diversas vezes, sem sucesso.
- Mesa destruída no mezanino. Um homem aparece marretando o vidro que guardava documentos históricos, nas proximidades do acesso à sala da Presidência da República.
Segundo a Administração Penitenciária do Distrito Federal, 1.398 pessoas foram encaminhadas aos presídios. Existe uma força tarefa composta por dezenas de juízes para ouvir os golpistas, a chamada audiência de custódia.
As imagens também revelaram que os bolsonaristas ficaram por muito tempo no Palácio do Planalto. Tranquilos, fizeram ligações, chamadas de vídeo, tiraram fotos, carregaram os celulares e até sentaram para descansar.
Até que começam a correr e deixar algumas áreas da sede do Executivo. Mas, mesmo depois disso, às 17h, ainda havia muitos vândalos golpistas no térreo do Palácio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.