Topo

Vídeo mostra golpistas invandindo andar de gabinete de Lula no Planalto

Colunista do UOL e do UOL, em Brasília

16/01/2023 19h18Atualizada em 16/01/2023 19h48

Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram invasores golpistas entrando com facilidade no terceiro andar prédio, onde fica o gabinete do presidente Lula (PT), no último dia 8, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas.

Na gravação, aparecem ao menos oito homens com camisetas verde-amarelas entrando na sala de audiência. Inicialmente, um deles, com o rosto coberto, tenta quebrar a porta de vidro arremessando um mastro.

Mas a entrada acaba sendo mais fácil do que o esperado pelos próprios golpistas. Quando o objeto arremessado não atravessa o vidro, um segundo vândalo consegue abrir a porta forçando a trava eletrônica que funciona como uma espécie de fechadura.

No andar, o grupo aparece destruindo mesas e circulando nos corredores que levam ao gabinete presidencial. Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação), a sala de Lula, já usada por ele no dia seguinte, não foi invadida.

O gabinete da primeira-dama, Janja da Silva, vizinho ao de Lula, foi depredado — segundo ela, um conjunto de prata que havia ganhado o presente de uma embaixada recentemente e estava na sala foi roubado pelos invasores.

A invasão ao andar ocorreu às 15h43. Neste momento, segundo relatos, o térreo e o salão nobre, localizado no piso inferior, já estavam sendo completamente destruídos.