Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder do PT: Silêncio de Torres aponta para 'gente graúda' por trás de atos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2023 12h57Atualizada em 18/01/2023 14h03

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou durante o UOL News que é um "péssimo sinal" o silêncio do ex-ministro da Justiça Anderson Torres no depoimento à Polícia Federal.

Reconheço que é um direito no devido processo legal a pessoa ficar calada. Mas, no Brasil, uma pessoa que foi ministro de estado em um ministério tão estratégico, o correto é ele esclarecer. Acho um péssimo sinal e isso, mais uma vez, mostra que tem gente graúda por trás do que ocorreu no dia 8 em Brasília".

Guimarães também rebateu o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), que afirmou que o atual governo teria feito "vista grossa" para se fazer de vítima.

Quando me refiro a gente graúda, é esse tipo de gente como o governador. Não estou fazendo acusação a ele, mas ao invés de ajudar a quem ele sustentou nesses quatro anos a esclarecer as coisas, ele termina enveredando por esse caminho mal feito e tortuoso".

Múcio está fazendo um trabalho de reconstrução das Forças Armadas, diz Guimarães

O parlamentar avaliou durante o programa que o presidente Lula (PT) reconhece o papel das Forças Armadas e que a "reconstrução" da relação do poder Executivo com os militares será feita pelo ministro da Defesa José Múcio.

O Lula sabe como ninguém conduzir isso dentro de um clima respeitoso, tomando as medidas necessárias e consolidando essa nova relação. Penso que o ministro Múcio está fazendo um trabalho de reconstrução. As Forças Armadas foram muito utilizadas nesses quatro anos e houve um exagero enorme na participação deles no governo".

Tales: Fala de Zema mostra que parte do bolsonarismo não acredita mais em Bolsonaro candidato

O colunista do UOL Tales Faria acredita que parte do bolsonarismo já está procurando outros nomes para seguir, como Romeu Zema, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outros mais ao centro, como o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e a ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB).

O que a declaração do Zema mostra? Tem uma parte do bolsonarismo que não acredita mais que ele será candidato e já está se desfazendo dele".

Além disso, Tales Faria diz que Bolsonaro está se "esvaziando" por conta dos processos contra ele.

Já se aposta que o Bolsonaro vai ficar inelegível por conta dos processos no TSE ou vai acabar preso por conta dos processos no STF."

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: