Topo

Esse conteúdo é antigo

Joaquim Barbosa critica fala de Mourão sobre Lula e Exército: 'Hipocrisia'

"Poupe-nos da sua hipocrisia, do seu reacionarismo, da sua cegueira deliberada", disse Barbosa a Mourão - Ueslei Marcelino/Reuters
"Poupe-nos da sua hipocrisia, do seu reacionarismo, da sua cegueira deliberada", disse Barbosa a Mourão Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/01/2023 12h30Atualizada em 22/01/2023 12h41

Ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa criticou neste domingo (22) as falas do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) sobre a decisão do presidente Lula (PT) de demitir o agora ex-comandante do Exército, general Júlio César de Arruda.

Mourão disse que Lula "quer alimentar uma crise" com as Forças Armadas e, em especial, com o Exército, o que é "péssimo para o país". As declarações foram feitas ontem (21) à Folha de S.Paulo.

"Poupe-nos da sua hipocrisia, do seu reacionarismo, da sua cegueira deliberada e do seu facciosismo político! Fatos são fatos! Mais respeito a todos os brasileiros!", escreveu Barbosa a Mourão.

'Péssimo para o país' seria a continuação da baderna, da 'chienlit' e da insubordinação claramente inspirada e tolerada por vocês, militares. Senhor Mourão, assuma o mandato e aproveite a oportunidade para aprender pela primeira vez na vida alguns rudimentos de democracia! Não subestime a inteligência dos brasileiros!
Joaquim Barbosa, no Twitter

Demissão por "falta de confiança"

A exoneração de Júlio César de Arruda por Lula foi confirmada ontem pelo UOL por um general da corporação. O substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

A demissão se dá em meio a um momento delicado na relação entre governo e Forças Armadas, após os atos golpistas de 8 de janeiro.

O principal motivo da exoneração seria a falta de confiança de Lula no então comandante, segundo o UOL apurou.