Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo quer policial legalista na secretaria de Segurança do DF, diz Dino

Flávio Dino, ministro da Justiça do governo Lula - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Flávio Dino, ministro da Justiça do governo Lula Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

24/01/2023 10h27Atualizada em 24/01/2023 10h52

O ministro da Justiça do governo Lula afirmou, em entrevista à CNN Brasil, que esteve ontem com a governadora em exercício do DF (Distrito Federal), Celina Leão (PP), e ela apresentou nomes para comandar a secretaria de Segurança.

É claro que essa escolha pertence a ela. Nós não vamos interferir na autonomia do governo do Distrito Federal. Nós buscamos um perfil de legalidade, um policial legalista, que seja apto a exercer a autoridade, a assegurar a efetivação dos procedimentos punitivos necessários e, ao mesmo tempo, dialogar com o governo federal." Flávio Dino, ministro da Justiça

O cargo de secretário de Segurança do DF está vago desde 8 de janeiro, quando Anderson Torres foi exonerado após os atos golpistas que destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Após o episódio, o governo federal nomeou Ricardo Cappelli, o número 2 do Ministério da Justiça, como interventor federal na segurança do DF.

Além de Torres, Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo de governador pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que considerou que ele não agiu para conter os atos de violência na Praça dos Três Poderes.