Lula diz que Rússia está errada por guerra, mas também põe culpa na Ucrânia
Ao lado de Olaf Scholz, chanceler alemão, Lula (PT) foi questionado a respeito da guerra na Ucrânia e do posicionamento do novo governo brasileiro sobre o conflito.
Hoje, eu tenho mais clareza da razão da guerra. Acho que a Rússia cometeu um erro clássico de invadir um território de outro país, portanto a Rússia está errada, mas continuo achando que quando um não quer, dois não brigam."
Lula
- No passado, Lula afirmou mais enfaticamente achar Volodimir Zelensky, presidente ucraniano, tão culpado pela guerra quanto Vladimir Putin, o líder russo.
- A declaração foi feita em entrevista à revista Time em maio de 2022 e gerou críticas do governo ucraniano, que chamou o petista de mal informado.
Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais", opinou. "É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo."
Lula em entrevista a Time
Lula sugere grupo de negociação "que seja respeitado"
O presidente brasileiro disse estar disposto a ajudar na resolução do conflito, embora não saiba como. Para ele, há pouco diálogo sobre como encontrar a paz.
Ele sugeriu a criação de um grupo para tratar sobre o tema.
Se for preciso conversar com Putin ou Zelensky, não tenho nenhum problema em conversar na tentativa de encontrar paz. O que é preciso é constituir um grupo com força suficiente, que seja respeitado numa mesa de negociação, e sentar com os dois."
Lula
Na última semana, o Brasil negou o envio de munições para a Ucrânia.
Scholz, por outro lado, recentemente endossou o posicionamento de outros líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e enviou mais 14 tanques Leopard-2 para compor o exército da Ucrânia.
- A visita do alemão à América do Sul também se conecta com os impactos da guerra: ele busca estabelecer pontes para a negociação de fontes de energias renováveis, como o hidrogênio verde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.