Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que Rússia está errada por guerra, mas também põe culpa na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

30/01/2023 20h09Atualizada em 30/01/2023 20h16

Ao lado de Olaf Scholz, chanceler alemão, Lula (PT) foi questionado a respeito da guerra na Ucrânia e do posicionamento do novo governo brasileiro sobre o conflito.

Hoje, eu tenho mais clareza da razão da guerra. Acho que a Rússia cometeu um erro clássico de invadir um território de outro país, portanto a Rússia está errada, mas continuo achando que quando um não quer, dois não brigam."
Lula

Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais", opinou. "É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo."
Lula em entrevista a Time

Lula sugere grupo de negociação "que seja respeitado"

O presidente brasileiro disse estar disposto a ajudar na resolução do conflito, embora não saiba como. Para ele, há pouco diálogo sobre como encontrar a paz.

Ele sugeriu a criação de um grupo para tratar sobre o tema.

Se for preciso conversar com Putin ou Zelensky, não tenho nenhum problema em conversar na tentativa de encontrar paz. O que é preciso é constituir um grupo com força suficiente, que seja respeitado numa mesa de negociação, e sentar com os dois."
Lula

Na última semana, o Brasil negou o envio de munições para a Ucrânia.

Scholz, por outro lado, recentemente endossou o posicionamento de outros líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e enviou mais 14 tanques Leopard-2 para compor o exército da Ucrânia.