Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF denuncia mais 225 pessoas por atuação nos atos golpistas de 8/1

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília - 27.dez.2022 - Pedro Ladeira/Folhapress
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília Imagem: 27.dez.2022 - Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

30/01/2023 17h07Atualizada em 30/01/2023 18h04

Agora, no total, o MPF (Ministério Público Federal) já chega a 479 denunciados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Os 225 denunciados de hoje foram detidos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

Eles estão presos em unidades do sistema prisional do Distrito Federal, após a audiência de custódia e a decretação das prisões preventivas.

De acordo com as denúncias, o acampamento apresentava "evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência" dos manifestantes que defendiam a tomada do poder.

Coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos pediu que os envolvidos sejam condenados também ao pagamento de indenização mínima, "ao menos em razão dos danos morais coletivos evidenciados pela prática dos crimes imputados".

O subprocurador não denunciou os bolsonaristas por terrorismo porque os crimes apontados não se relacionam a "xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião".

Justiça já bloqueou bens de 92 presos

Também hoje, Justiça Federal do Distrito Federal determinou o bloqueio de bens de mais 40 presos em flagrante durante os atos golpistas.

A decisão atendeu a um pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) na semana passada.

Ao todo, 92 pessoas e sete empresas tiveram os bens bloqueados desde 8 de janeiro a partir de pedidos da AGU. As identidades dos suspeitos não foram reveladas.

Até o momento, R$ 4,3 milhões foram bloqueados.

O valor total dos pedidos para bloqueio de bens, tanto dos financiadores quanto dos executores, é de R$ 18,5 milhões

  • A conta considera os relatórios de estimativas de danos apresentados até o momento pelo Palácio do Planalto, pelo STF e pelo Congresso Nacional.

As novas denúncias feitas pela PGR são assunto do UOL News Noite de hoje. Assista: