Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Josias: Pacheco subiu num salto alto imaginando que fatura estava liquidada

Colaboração para o UOL, em Salvador

01/02/2023 16h39

Durante a edição do UOL News Especial de hoje, o colunista Josias de Souza analisou a articulação do atual presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), para garantir a sua recondução no cargo.

Em conversa com o também colunista do UOL Leonardo Sakamoto, Josias destacou a movimentação de Pacheco, que conta com o apoio do governo Lula (PT), de "descer do salto alto" e voltar a dialogar com parlamentares até então vistos como 'voto garantido' para evitar traições e vencer a disputa desta quarta-feira (1º) contra Rogério Marinho (PL), candidato da oposição.

O que aconteceu, para falar um português bastante claro, é que o Rodrigo Pacheco subiu num salto alto imaginando que essa fatura estava liquidada, que o jogo estivesse jogado. Ele verificou que não era bem assim."

Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou há pouco a desistência da candidatura e anunciou apoio ao bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN).

Ainda durante o programa, Josias comentou sobre a força da Davi Alcolumbre (União Brasil) nos bastidores da campanha de Pacheco. Para o colunista, o líder do União Brasil se revelou "um cabo eleitoral" de Marinho, uma vez que a sua condição de permanecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem causado desconforto em antigos aliados de Pacheco.

Havia essa ideia de que o grupo do Pacheco, que tem esse assanhamento ao redor do Davi Alcolumbre, estava com ares de hegemônico, e isso trouxe muito desgaste para o Pacheco.[...] Essa discussão foi reaberta. Está tudo sobre a mesa, e o Pacheco está tentando se equilibrar ali. Se movimentar por entre os grupos, para evitar ou para reduzir esse risco de traição".

Veja a íntegra do UOL News Especial