Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro comenta sobre tirar cidadania italiana: 'Pouquíssima burocracia'

Do UOL, em São Paulo

02/02/2023 07h53Atualizada em 02/02/2023 16h12

Nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não respondeu se pretende pedir a cidadania italiana, mas disse que há "pouquíssima burocracia" ao jornal Corriere della Sera. Dois de seus filhos, Flávio e Eduardo, entraram com um pedido em novembro de 2022.

Por serem descendentes de italianos, eles buscam o reconhecimento da cidadania por direito de sangue.

Tenho uma avó nascida na Itália e a legislação de vocês diz que eu sou italiano. Pouquíssima burocracia e teria cidadania plena.
Bolsonaro responde a jornalista italiana

Um bisavô paterno de Bolsonaro era de Anguillara Veneta, município do norte da Itália que concedeu cidadania honorária para o ex-presidente em 2021. Já seus avós maternos eram de Lucca, na Toscana.

Conforme mostrou o colunista do UOL Jamil Chade, diplomatas europeus estão preocupados com a possibilidade de Jair Bolsonaro pedir cidadania italiana caso tente evitar a Justiça no Brasil por possíveis crimes cometidos. Nesse sentido, políticos da Europa têm pressionado a Itália para que não receba Bolsonaro.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Italía, Antonio Tajani, diz que Bolsonaro não solicitou cidadania ao país.

Deputados italianos prometem uma oposição forte para negar um possível pedido de cidadania de Bolsonaro e seus filhos.

Em entrevista exclusiva a Universa, a deputada italiana Rachele Scarpa, do Partido Democrático, mostrou preocupação com a possibilidade de Bolsonaro conseguir a cidadania pelo seu alinhamento ideológico com o governo de extrema direita de Giorgia Meloni.

"Todos sabemos que existe uma simpatia das forças políticas que nos governam para com Bolsonaro. Tanto Giorgia Meloni [primeira-ministra] como Matteo Salvini [membro da extrema direita] mostraram isso em várias ocasiões."

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro com um visto diplomático, que expirou em janeiro. Agora, o ex-presidente se candidatou para visto de turista por seis meses.