Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro pede visto de visitante para estender estadia nos EUA, diz jornal

Bolsonaro saúda apoiadores em frente à casa onde está hospedado nos EUA - UOL
Bolsonaro saúda apoiadores em frente à casa onde está hospedado nos EUA Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

30/01/2023 15h32Atualizada em 30/01/2023 18h39

O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) entrou com um pedido de visto de visitante de seis meses para estender sua permanência nos Estados Unidos. O pedido foi feito a autoridades americanas na sexta-feira (27).

A informação foi publicada pelo jornal britânico Financial Times e confirmada pelo UOL. Por meio de nota, o escritório de advogacia AG Immigration informou que representa Bolsonaro em seu "processo de solicitação de visto e extensão de permanência em solo americano".

Ele viajou para os EUA em 30 de dezembro, um dia antes de encerrar o seu mandato como presidente.

  • Segundo o jornal, a informação sobre o pedido foi confirmado à publicação pelo advogado Felipe Alexandre
  • Ele teria aconselhado Bolsonaro a não deixar os Estados Unidos

Acho que a Flórida será seu lar temporário longe de casa. Neste momento, com a situação dele, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade.
Felipe Alexandre, advogado de Bolsonaro e fundador da AG Immigration

De acordo com o Financial Times, Bolsonaro teria viajado para os Estados Unidos com um visto reservado a diplomatas e chefes de estado. Ainda segundo a publicação, esse visto venceu no dia em que ele deixou o cargo, mas havia 30 dias de carência.

Temendo cerco legal. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente já vinha estudando opções para ficar por mais tempo nos Estados Unidos, principalmente depois que apoiadores radicais promoveram a invasão e a depredação das sedes dos três Poderes em 8/1.

Um grupo de empresários de São Paulo simpáticos ao ex-presidente teria montado um plano para custear a estadia do político no país.

Mansão na região de Orlando. Bolsonaro está hospedado na casa do ex-lutador de MMA José Aldo, no condomínio de luxo Encore Resort at Reunion.

Sem a companhia de Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também estava nos Estados Unidos, desembarcou na última quinta-feira (26) no aeroporto de Brasília.

Investigações contra Bolsonaro

Bolsonaro enfrenta ao menos quatro inquéritos no STF

  • Sobre a divulgação de notícias falsas sobre a vacina contra covid-19 (INQ 4888)
  • Sobre o vazamento de dados sigilosos de ataque ao TSE (INQ 4878);
  • Inquérito das fake news, sobre ataques e notícias falsas contra ministros do STF (INQ 4781);
  • Sobre interferência na Polícia Federal (INQ 4831).

Ao deixar o cargo, Bolsonaro já não tem mais direito ao foro privilegiado —ou seja, passa a responder a processos na Justiça comum.

Ele também é alvo de pelo menos cinco denúncias em Haia por crimes contra a humanidade e por genocídio, envolvendo tanto sua gestão da pandemia como a situação dos indígenas no Brasil.

A Procuradoria da corte ainda avalia se vai abrir uma investigação formal sobre o brasileiro.

O que mudaria com permanência de Bolsonaro nos EUA? Para diplomatas, uma permanência de Bolsonaro em território americano poderia dificultar a reunião de evidências contra o brasileiro ou mesmo o envio de perguntas a ele.