Topo

Anfitrião de Bolsonaro em evento nos EUA é 'pai' do Escola Sem Partido

Cartaz divulga a participação de Bolsonaro em evento do extremista Charlie Kirk - Reprodução/ Twitter
Cartaz divulga a participação de Bolsonaro em evento do extremista Charlie Kirk Imagem: Reprodução/ Twitter

Do UOL, no Rio

03/02/2023 04h00

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fará hoje o seu primeiro discurso público após deixar o cargo em um evento organizado por um dos mais controversos extremistas de direita dos Estados Unidos. O anfitrião é o criador do projeto que inspirou o Escola Sem Partido e responde a uma investigação por ligação com o ataque ao Capitólio.

O convite para Bolsonaro partiu de Charlie Kirk, criador da Turning Point USA, que difunde valores ultraconservadores nos Estados Unidos. Uma das principais iniciativas do projeto foi batizada de "Professor Watchlist" —que promove a perseguição ideológica de professores sob a justificativa de combater uma suposta propaganda de esquerda nas escolas.

A iniciativa é uma das principais inspirações do Escola Sem Partido, projeto que membros do MBL (Movimento Brasil Livre) e outros grupos de extrema direita tentaram fazer avançar no Brasil nos últimos anos— diversas decisões judiciais consideraram leis inspiradas nessa pauta inconstitucionais.

No ano passado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsável pelas articulações internacionais do clã Bolsonaro, compareceu a um dos eventos de Kirk. Na ocasião, um grupo de neonazistas com bandeiras se reuniu na porta do local —o episódio foi lembrado por Michele Prado, que pesquisa o extremismo de direita.

Ligação com ataque ao Capitólio

Kirk é investigado por uma possível ligação com o financiamento do ataque ao Capitólio, tentativa de extremistas de direita de impedir que a vitória de Joe Biden contra Donald Trump fosse oficializada pelo Congresso.

Ele é próximo da família do ex-presidente americano Donald Trump, com quem Bolsonaro também guarda simpatia.

Dois dias antes da invasão à sede do congresso americano, Kirk publicou no Twitter uma mensagem em que se colocava como um dos responsáveis por financiar a ida de 80 ônibus com extremistas para Washington. Ele apagou a mensagem após a repercussão dos ataques.

"Esse evento histórico provavelmente será um dos maiores e mais determinantes da história americana. As equipes do Studentes for Trump e do Turning Point Action estão honradas em ajudar isso a acontecer mandando mais de 80 ônibus cheios de patriotas para a capital para lutar pelo nosso presidente"

Charlie Kirk, em tradução livre de tweet apagado