Invasão ao Congresso dos EUA tem 13 presos e 5 armas confiscadas
As autoridades dos EUA prenderam 13 pessoas e confiscaram 5 armas de fogo hoje durante a invasão ao Congresso norte-americano por apoiadores de Donald Trump.
A informação foi divulgada pelo chefe da Polícia Metropolitana do Distrito de Colúmbia, Robert J. Contee, e reportada pelo jornal The New York Times.
Ele afirmou que as armas incluíam pistolas e armas longas, e ressaltou que nenhuma das pessoas presas era residente do Distrito de Colúmbia, onde fica a capital dos Estados Unidos.
Incitados pelo presidente Donald Trump, os manifestantes invadiram o Capitólio — como é conhecido o prédio do Congresso — durante a sessão de oficialização do democrata Joe Biden como novo presidente, e de Kamala Harris como vice.
A declaração é apenas um evento burocrático no qual Congresso e Senado se reúnem em uma sessão conjunta para ler os votos do Colégio Eleitoral e aceitar objeções.
O protesto violento resultou na morte de uma mulher que foi atingida por um projétil. De acordo com a emissora NBC News, a polícia não soube detalhar as circunstâncias do tiroteio, quem disparou o tiro ou a natureza dos ferimentos que causaram a morte.
A presidente do Congresso, Nancy Pelosi, comunicou que pretende continuar com a sessão de oficialização na noite de hoje. Em carta aos colegas, a democrata informou: "Em consulta com o líder Hoyer e Whip Clyburn e depois de ligações para o Pentágono, o Departamento de Justiça e o vice-presidente, decidimos que devemos prosseguir esta noite no Capitólio assim que estiver liberado para uso. O líder Hoyer enviará mais orientações mais tarde hoje."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.