Topo

Esse conteúdo é antigo

Após extração de dados, Moraes autoriza PF a devolver celular a Do Val

 Senador pediu a devolução do celular de Marcos do Val  - Reprodução/O Antagonista
Senador pediu a devolução do celular de Marcos do Val Imagem: Reprodução/O Antagonista

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 17h43

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a devolver o celular ao senador Marcos do Val após a extração de dados do aparelho.

A Polícia Federal solicitou autorização para restituir o aparelho celular --fornecido espontaneamente por Marcos do Val-- por já ter realizado a extração dos dados. Diante disso, nos termos do art. 118 do Código de Processo Penal, autorizo a restituição do celular de Marcos do Val.
Trecho da decisão

Moraes mandou a PF apurar se Do Val mentiu no depoimento. A decisão do ministro do STF ocorreu na última sexta-feira (3), em razão das diferentes versões adotadas pelo senador.

Do Val denunciou um suposto plano golpista contra Lula (PT). O senador mudou sua narrativa dos fatos, após afirmar que o plano envolvia o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Senador Marcos Do Val apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas."
Alexandre de Moraes, em sua decisão

O ministro do STF exige apuração dos supostos crimes de:

  • falso testemunho;
  • denunciação caluniosa;
  • coação no curso do processo.

O senador acumula contradições em seus relatos. Desde que afirmou ter sido coagido para tentar incriminar Alexandre de Moraes, o parlamentar mudou sua versão sobre os seguintes pontos:

  • O papel de Bolsonaro na trama;
  • As conversas com o ministro do STF;
  • As atitudes que tomou no caso;
  • O local do encontro que teve com Bolsonaro e Silveira.