Topo

Esse conteúdo é antigo

Vara comandada por Moro na Lava Jato tem novo juiz titular

Eduardo Appio ocupa a vaga deixada por Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba - Divulgação/JF-PR
Eduardo Appio ocupa a vaga deixada por Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba Imagem: Divulgação/JF-PR

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/02/2023 17h32Atualizada em 07/02/2023 18h04

A 13ª Vara Federal de Curitiba, que já foi comandada pelo atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR), agora será chefiada pelo juiz federal Eduardo Appio.

Com isso, o novo juiz assume os processos da operação Lava Jato. Appio ocupa a vaga após seu antecessor, Antonio Bonat, ser eleito desembargador federal. A mudança na titularidade da Vara será oficializada amanhã.

Quem é o novo titular da 13ª Vara? Eduardo Appio é gaúcho, tem 52 anos, e mais de 20 anos de carreira na magistratura. Ele também foi promotor de Justiça no Paraná e juiz de Direito no Rio Grande do Sul.

Atuava na 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná, em Curitiba, e é pós-doutor em Direito Constitucional pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Sergio Moro

A 13ª Vara Federal de Curitiba ganhou destaque nacional após a deflagração da Operação Lava Jato, em 2014. De lá para cá, políticos foram condenados, decisões revogadas e o então juiz Sergio Moro entrou para política como ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Em junho de 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou uma decisão da Segunda Turma, de abril, que considerou Moro parcial ao julgar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do tríplex do Guarujá (SP).

A mesma Corte anulou as condenações de Lula utilizando como um dos argumentos a parcialidade de Moro —ou seja, o direito à defesa do petista foi comprometido—, além de que os casos tramitaram fora da jurisdição correta.