Topo

14 quartos e 5 mil metros quadrados: a mansão que receberá Lula nos EUA

Blair House fica em Washington D.C. - Biblioteca do Congresso dos EUA/Divulgação
Blair House fica em Washington D.C. Imagem: Biblioteca do Congresso dos EUA/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/02/2023 17h28

Construída em 1824, a Blair House será o lar de Lula durante a visita a Joe Biden. É nela em que se hospedam, desde 1942, presidentes, primeiros-ministros e monarcas em viagens oficiais a Washington.

Como é a Blair House?

Fica cerca de 160 metros da Casa Branca e é parte do complexo da sede do governo dos Estados Unidos.

Ao todo, são 119 cômodos aos cuidados de uma equipe permanente de 18 funcionários, em uma área de pouco mais de 5 mil metros quadrados, maior que a Casa Branca.

São 14 quartos com suíte para visitas, três salões de jantar, duas salas de conferência, cozinhas, salão de beleza, academia, lavanderia e jardins, segundo o fundo que atuou na restauração do imóvel.

Um dos cômodos é dedicado ao ex-presidente Abraham Lincoln e tem o último retrato pintado dele antes de ser assassinado em 1865.

O nome da mansão remete ao editor de jornais e consultor político Francis Preston Blair, que a ocupou com a família a partir de 1837. A Blair House originalmente pertencia a Joseph Lovell, cirurgião do Exército americano.

O governo americano resolveu adquirir a residência em 1942 durante a presidência de Franklin Roosevelt devido à importância crescente da diplomacia na época da Segunda Guerra Mundial.

Além de receber autoridades estrangeiras, a casa ainda serve de residência para o presidente dos Estados Unidos eleito e sua família até tomar posse, e ex-presidentes quando na cidade.

Quem já esteve na Blair House?

O próprio Lula já se hospedou no local. Antes, FHC, Lula e Dilma ficaram na mansão em visitas oficiais a Washington. O tucano, aliás, foi o único a ser recebido com jantar de gala na Casa Branca, considerado o ápice do protocolo em visitas.

A rainha do Reino Unido Elizabeth 2ª, o imperador do Japão, Akihito, a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, os ex-presidentes da França Charles de Gaulle e François Mitterrand, o ex-presidente da Rússia Boris Yeltsin e o atual presidente do país, Vladimir Putin, também passaram por lá.