Topo

Esse conteúdo é antigo

Bia Kicis afirma que maioria dos golpistas presos 'sequer cometeu crime'

Do UOL, em São Paulo

16/02/2023 14h06Atualizada em 16/02/2023 16h11

Em discurso do plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) disse que a maioria dos golpistas presos nos atos do dia 8 de janeiro "sequer cometeu crime".

A bolsonarista defendeu a "liberdade" dos invasores e afirmou que estavam se "manifestando como garante a Constituição Federal".

A deputada disse ainda que pessoas idosas e doentes estariam vivendo em "um estado calamitoso" no cárcere, o que teria sido comprovado por parlamentares que visitaram os locais.

O deputados federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) visitaram a Penitenciária da Colmeia em Brasília nesta quarta-feira, 15, e afirmaram receber denúncias de mulheres presas suspostamente inocentes.

Fake news no Plenário

Bia Kicis, reeleita pelo Distrito Federal com o maior número de votos, é investigada no inquérito das fake news aberto no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em dezembro do ano passado, segundo a deputada, o ministro Alexandre de Moraes chegou a determinar o bloqueio de suas mídias sociais,

Ela foi uma das deputadas federais bolsonaristas que disseminaram a notícia desmentida pela PF (Polícia Federal) de que uma idosa presa durante os atos golpistas teria morrido.

Na ocasião, a bolsonarista também discursou no plenário da Casa legislativa e citou a notícia falsa, afirmando que o caso teria sido confirmado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do DF.