Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-assessora de Michelle e diplomata antimáscara são exonerados por Lula

Exonerada por Lula atuou diretamente com Michelle Bolsonaro - Arquivo - Adriano Machado/Reuters
Exonerada por Lula atuou diretamente com Michelle Bolsonaro Imagem: Arquivo - Adriano Machado/Reuters

Colaboração para o UOL, no Recife

17/02/2023 17h12Atualizada em 17/02/2023 17h58

As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje. As exonerações foram assinadas por Lula e também pelo chanceler Mauro Vieira.

Uma das melhores amigas de Michelle Bolsonaro, Marcela Braga estava no cargo de vice-cônsul em Orlando (EUA), mas já atuou como assessora especial do gabinete pessoal da Presidência da República. Nesta época, ela trabalhou diretamente com a esposa do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além dela, outro nome do governo Bolsonaro destituído do cargo foi o ministro de segunda classe Roberto Goidanich, considerado o diplomata "antimáscara". Atualmente, ele estava como cônsul-geral em Faro (Portugal).

Polêmicas

Marcela tem uma passagem polêmica pelo Itamaraty, após algumas promoções de cargo, passando na frente de cerca de 200 profissionais da casa que esperavam uma evolução na carreira.

O nome de Goidanich também é envolto em questionamentos. À frente da Funag (Fundação Alexandre de Gusmão), um centro de debates e pesquisas do Itamaraty, o ministro promoveu alguns debates públicos, com nomes polêmicos da ultra direita.

Além disso, fez apologia aos perigos envolvendo o uso de máscaras, atitude que o levou à CPI da Pandemia no Senado.

Procurado, o Itamaraty disse que os dois exonerados continuam em Faro e Orlando, mas como servidores comuns do governo. A reportagem não conseguiu contato com os exonerados.