Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-ministro José Dirceu é internado e passa por cirurgia em Brasília

Beatriz Gomes e Vinícius Nunes

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Brasília

23/02/2023 20h42Atualizada em 23/02/2023 22h08

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), 76, foi internado e submetido a uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília. O UOL apurou que o Dirceu passou mal ontem e precisou ser socorrido.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Dirceu está em observação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e com "respiração espontânea". Não há previsão de alta.

Entre os médicos que assinam o boletim do ex-ministro está a cardiologista Ludhmila Hajjar, que recusou o convite do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir o Ministério da Saúde em 2021 — a médica também participou do grupo da Saúde durante a transição para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre novembro e dezembro.

Dirceu foi diagnosticado com um quadro de hematoma subdural e submetido a procedimento neurocirúrgico para drenagem. O hematoma subdural é um acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro, que o comprime, provocando dores.

Segundo o filho dele, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), além do pequeno coágulo de sangue, o pai já tinha sido diagnosticado com "um pouco de água" na caixa craniana.

A cirurgia foi muito boa. Ele já está se recuperando. Vai ficar, por precaução, em uma UTI. Era um caso simples e ele já está se recuperando muito bem. O nosso guerreiro já está superando mais este desafio. Agradeço pelos cuidados da equipe médica e oração de todos!
Deputado federal Zeca Dirceu

José Dirceu foi ministro de Lula em seu primeiro mandato (2003-2005) e é ainda um dos nomes mais influentes no Partido dos Trabalhadores. Ele foi preso diversas vezes no âmbito da Operação Lava Jato, sendo a última vez em 2019 — coincidentemente, esteve detido no mesmo período em que Lula. Dirceu é condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e está em liberdade pelo mais recente entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prisão depois de condenação em segunda instância. Deixou a prisão em novembro de 2019.

Desde então, não aparecia em grandes eventos do PT. Hiato que foi finalizado no último dia 13 de fevereiro, na festa de aniversário do partido. Dirceu esteve no palco, ao lado de atuais ministros, senadores e deputados. Lula cumprimentou o companheiro e agradeceu pela "solidariedade" do ex-ministro.